CPC 2021: participe nos cursos pré-congresso
31/03/2021 15:40:29
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
CPC 2021: participe nos cursos pré-congresso

O Congresso Português de Cardiologia 2021, que vai decorrer de 30 de abril a 2 de maio, está a organizar cursos pré-congresso; a iniciativa destina-se a internos da formação específica de Cardiologia e de outras especialidades, bem como a outros profissionais de saúde envolvidos no cuidado do doente cardiovascular. 

Para abordar vertentes desde a fisiopatologia à avaliação diagnóstica, patologia e intervenção, e com uma componente hands-on, destacam-se os "Cursos de Multimodalidade de Imagem e Intervenção das Válvulas Mitral e Tricúspide e de Avaliação do Coração Direito". 

Haverá também "Cursos de Cardiogenética" e "Cursos de Cardio-Oncologia", áreas que nos últimos anos assistiram a avanços científicos, que se traduziram em mudanças significativas na abordagem dos doentes.

Depois, três cursos muito clínicos: o "STEMI Care", em que será feita uma revisão sobre a abordagem das síndromes coronárias agudas, o "Workshop sobre Infeções Intracardíacas", que abordará aspetos muito práticos relativamente a abordagem de endocardites e infeção de dispositivos, e o "SAVIC Consultório", que fornecerá os fundamentos teóricos e algoritmos atualizados para a abordagem de doentes com diferentes perfis de IC crónica, bem como a discussão de casos clínicos.

Noutra latitude, temos o "Manual de Sobrevivência para ECG´S Difíceis", curso que contará com a presença do Prof. Doutor Josep Brugada numa sessão de Tips and Tricks, na interpretação do ECG com arritmias; área esta que incluirá outro curso mais dirigido aos interessados no campo da arritmologia, sobre "Sistemas de Mapeamento no Tratamento de Arritmias Complexas".

Na área de imagem, haverá o "Curso de Cardiologia Nuclear" para relembrar ou adquirir algumas noções básicas de física nuclear e aspetos mais técnicos, mas, acima de tudo, conhecer as principais aplicações clínicas, atuais, desta técnica, que vão muito além da doença cardíaca isquémica. Existirá também um curso de ressonância, mais específico para quem se dedica a esta vertente ou tem particular interesse: "Curso de RMC de perfusão".

Especificamente dirigido à Medicina Geral e Familiar, o "Curso sobre Meios Complementares de Diagnóstico de Cardiologia" terá um formato interativo com uma breve apresentação teórica, seguida da apresentação de um caso clínico e discussão entre os colegas das duas especialidades.

Por fim, serão desenvolvidas formações já lançadas em edições prévias do CPC, como o "Curso de ECMO e Suporte Circulatório" (este ano com a novidade de haver possibilidade de contacto direto com ECMO-VA no Centro Hospitalar Universitário de São João)  e o "Curso de Acessos Vasculares Ecoguiados".

Saiba mais informações sobre o congresso aqui


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019