Prof. Doutor José Silva Cardoso: “Por causa da telemedicina, melhoramos a nossa performance”
30/03/2021 12:07:42
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Prof. Doutor José Silva Cardoso: “Por causa da telemedicina, melhoramos a nossa performance”

Na Consulta de Insuficiência Cardíaca e Transplante do Hospital de São João, no Porto, não há atrasos, garante o coordenador, Prof. Doutor José Silva Cardoso. Em entrevista à Inside Now, da News Farma, o médico destaca ainda as vantagens do recurso à telemedicina: “Se nos pedirem uma primeira consulta, nós fazemo-la na primeira semana e, até aqui, os doentes esperavam meses. Portanto, a telemedicina veio revolucionar e aumentar totalmente a nossa eficiência e poupar-nos esforço”.

Nesta entrevista, houve espaço para recordar os números que marcam a insuficiência cardíaca, a qual atinge 400 mil portugueses, representando uma “grande carga pessoal” para os doentes, devido aos seus sintomas impactantes – como falta de ar, cansaço, pés inchados –, o que se traduz numa “diminuição forte da qualidade de vida”.

É também a primeira causa de internamento, nas pessoas com mais de 65 anos, a nível nacional, avança o especialista, apontando que a mortalidade associada a estes internamentos – “que tipicamente duram 11 dias” – é de 12% e que cerca de 30% das pessoas voltam a ser hospitalizadas no prazo de três meses.

Relativamente às repercussões da pandemia, considera que se vai assistir a um aumento da mortalidade dos doentes com insuficiência cardíaca devido à COVID-19, uma vez que estes estão “em maior risco de terem complicações, de serem internados em Unidades de Cuidados Intensivos e de morrerem”.

Assista à entrevista aqui, ou oiça a entrevista completa, em formato podcast, aqui.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019