Infarmed aprova financiamento de pembrolizumab no tratamento adjuvante de adultos com melanoma em estadio III
12/03/2021 15:29:53
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Infarmed aprova financiamento de pembrolizumab no tratamento adjuvante de adultos com melanoma em estadio III

O financiamento ,agora aprovado pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) de pembrolizumab em monoterapia para o tratamento adjuvante de adultos com melanoma em estadio III com envolvimento de gânglios linfáticos que foram submetidos a resseção completa representa uma boa notícia desde logo para os doentes com melanoma em estadio III, que passam a dispor de pembrolizumab como tratamento em fase curativa da doença.

Esta decisão teve por base os resultados do estudo de fase 3 KEYNOTE-054 em doentes com melanoma em estadio III e envolvimento dos gânglios linfáticos, após resseção completa. Neste estudo, pembrolizumab foi associado a uma taxa de sobrevivência livre de recorrência a um ano superior, com diferença estatisticamente significativa, em relação a placebo (i.e., abordagem watch and wait).

O risco de recorrência ou morte na população total foi 43% inferior no grupo de doentes tratado com pembrolizumab face a placebo (hazard ratio – HR =0,57; IC a 98,4%: 0,43‑0,74; p<0,001). Foi também observado o benefício de pembrolizumab comparativamente a placebo na taxa de sobrevivência livre de metastização à distância, tendo sido obtido um HR para metástases à distância ou morte de 0,60 (IC a 95%: 0,49-0,73; p<0,01). O perfil de segurança notado foi similar ao registado nos estudos de melanoma avançado.

Saiba mais informações sobre pembrolizumab aqui


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019