A elevada eficácia e a supressão da replicação vírica duradoura foram também observadas à semana 48 nos participantes que mudaram para B/F/TAF a partir de um regime de terapêutica tripla contendo dolutegravir. Estes receberam B/F/TAF durante 48 semanas após a conclusão da fase do estudo em dupla ocultação (n=212 no estudo 1489 e n=225 no estudo 1490). Não se identificou, nos participantes, emergência de resistências a qualquer um dos componentes de B/F/TAF. Estes dados, que suportam a eficácia e segurança sustentadas de B/F/TAF no tratamento de adultos VIH-1, foram apresentados no CROI 2021.
"A Gilead está empenhada em desenvolver tratamentos inovadores para o VIH, como B/F/TAF, que ajudam a responder às necessidades não satisfeitas das pessoas que vivem com VIH, incluindo a obtenção e manutenção de uma carga vírica indetetável a longo prazo”, sublinha a diretora médica da Gilead, Dr.ª Cláudia Delgado. “Estes dados reforçam que B/F/TAF permite o atingimento da supressão vírica duradoura, com elevada eficácia e barreira à resistência tanto em adultos VIH-1 naïve, como nos que alteram o seu tratamento para este”, destaca.
“Como clínico, o meu objetivo é possibilitar aos doentes uma terapêutica que possa ser iniciada rapidamente após o diagnóstico e que lhes permita alcançar e manter uma carga vírica indetetável”, assinala o Dr. Eugénio Teófilo, médico internista. "Os dados apresentados no CROI reforçam que B/F/TAF permitiu atingir a supressão vírica de longo prazo, aos quatro anos, entre uma grande diversidade de pessoas que vivem com VIH-1", acrescenta.
Na Europa, B/F/TAF está indicado para o tratamento da infeção pelo VIH-1 em adultos sem evidência atual ou passada de resistência vírica à classe dos inibidores da integrase, à emtricitabina ou ao tenofovir. Não é necessário ajuste posológico de B/F/TAF em doentes com depuração da creatinina (ClCr) estimada igual ou superior a 30 ml por minuto. O tratamento com B/F/TAF consiste numa dose diária, não requer testes para HLA-B 5701, não tem quaisquer restrições relativamente à carga vírica basal ou contagem de CD4 e pode ser tomado com ou sem alimentos.