Sociedade Portuguesa de Pneumologia e GSK lançam programa “Future COPD Leaders”
10/03/2021 16:16:56
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Sociedade Portuguesa de Pneumologia e GSK lançam programa “Future COPD Leaders”

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e a GlaxoSmithKline (GSK) uniram-se para lançar o programa “Future COPD Leaders”, com o objetivo de promover o desenvolvimento da área da investigação científica dos jovens pneumologistas com interesse na Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) e, dessa forma, aumentarem as suas competências clínicas e capacitação profissional.

“A GSK é uma acérrima defensora da importância da aprendizagem contínua e do desenvolvimento das competências profissionais da comunidade médica e científica. Este programa é reflexo disso mesmo e demonstra o compromisso da GSK em apoiar e investir na educação médica e na capacitação dos jovens pneumologistas com interesse na área da DPOC”, sublinha a Dr.ª Carla Fernandes, diretora médica da GSK.

O programa conta com a mentoria e participação do pneumologista Prof. Doutor Alvar Agustí. E decorre numa plataforma virtual, gerida pela SPP, entre março e novembro de 2021, sendo composto por três fases.

A primeira fase – “Learning to be an Expert” – arranca já amanhã, 11 de março, das 19h30 às 22h00, com uma reunião aberta à participação de jovens pneumologistas e internos da especialidade de Pneumologia.

A segunda e a terceira fases (entre abril e outubro) serão valorizadas por reuniões “How to be a scientific leader”, que envolvem um processo de candidatura para seleção de cinco projetos de jovens pneumologistas, por uma comissão científica eleita pela SPP. Os selecionados vão ter a possibilidade de participar em seis mentoring meetings, a cargo do Prof. Doutor Alvar Agustí, em conjunto com outros mentores designados pela SPP.

O processo de mentoria com o Prof. Doutor Alvar Agustí tem início em abril de 2021 e termina no Congresso Português de Pneumologia, onde os cinco especialistas selecionados poderão apresentar os seus projetos. No final, os participantes recebem um certificado com a chancela científica da SPP.

“Uma das prioridades da atual direção da SPP é o desenvolvimento contínuo das competências dos pneumologistas portugueses, através de formação e programas educativos de excelência científica. Este programa vem ao encontro dessas prioridades e, estamos certos, representa uma enorme mais-valia para todos os colegas que tenham interesse e necessidade em aprofundar conhecimento sobre a DPOC e, dessa forma, proporcionar um melhor acompanhamento aos doentes”, conclui a Prof.ª Doutora Paula Pinto, vice-presidente da SPP e project mentor do “Future COPD Leaders”.

Saiba mais informações no site do programa ou no site da SPP.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019