“Soluções de Crises em Saúde” é o mote da 12.ª edição do Angelini University Award
10/03/2021 15:44:24
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
“Soluções de Crises em Saúde” é o mote da 12.ª edição do Angelini University Award

Estão abertas as inscrições para a 12.ª edição do Angelini University Award (AUA!) e para a 4.ª edição do prémio de jornalismo, promovidos pela Angelini Pharma em Portugal. Sob o mote “Soluções de Crises em Saúde – Identificar, gerir e cuidar”, estas iniciativas têm o propósito de apelar à criatividade e ao empreendedorismo junto de alunos universitários da área da saúde e, no caso do prémio de jornalismo, distinguir um trabalho publicado ou emitido por um meio de comunicação social em Portugal, entre 1 de janeiro e 30 de setembro de 2021.

Dinamizados em Portugal há mais de uma década, os AUA! constituem um estímulo à inovação e distinção do talento dos mais jovens, na procura de novas soluções para a sociedade. O tema desta edição surge do atual contexto de pandemia e representa um incentivo para a apresentação de abordagens científicas, tecnológicas, económicas, financeiras e ambientais de prevenção e gestão de situações de crise em saúde.

Os estudantes universitários são, assim, desafiados a desenvolver soluções que respondam aos desafios de crises, nas áreas de saúde mental em tempos de COVID-19 (profissionais de saúde), investigação científica relevante sobre a pandemia, prevenção e diagnóstico, serviços médicos/hospitalares, tratamento, apoio social direcionado aos profissionais de saúde e capacitação.

“Este prémio tem como grande objetivo fomentar o desenvolvimento de soluções criativas na área da saúde, com aplicabilidade e manifesta utilidade para a sociedade, pensadas por jovens a frequentar o ensino superior. O tema deste ano não podia ser mais atual e pertinente, tendo em conta a realidade por que estamos a passar”, destaca o Dr. Andrea Zanetti, diretor-geral da Angelini Pharma Portugal. “Através da participação nos AUA!, os estudantes têm a possibilidade de colocar em prática os seus conhecimentos académicos, para a procura de soluções, numa temática com relevância empresarial e social”, acrescenta.

E tendo em vista sensibilizar a opinião pública para essa temática, é lançado, como iniciativa paralela aos AUA!, o prémio de jornalismo. Um concurso dirigido aos jornalistas com carteira profissional, de imprensa escrita, internet e/ou audiovisual, que avalia peças jornalísticas publicadas ou emitidas por um meio de comunicação social em Portugal, até final de setembro de 2021, relacionados com o mote dos AUA! 2020-2021.

“A comunicação social tem um importantíssimo papel educativo na sociedade, sobretudo na área da saúde e em momentos de crise. Como tal, acreditamos que merece ser valorizada e distinguida. Aproveitamos, também, para lançar o desafio aos jornalistas que ainda não tiveram oportunidade de trabalhar em profundidade sobre o tema, para fazerem uma peça sobre esta realidade tão atual, que reflita as necessidades e dificuldades vividas pelos profissionais de saúde e toda a sociedade, permitindo apontar aprendizagens e soluções futuras”, faz notar a Dr.ª Conceição Martins, diretora de comunicação e recursos humanos da Angelini Pharma Portugal.

Aos dois melhores trabalhos de estudantes universitários, que podem ser individuais ou em grupo, será atribuído um prémio monetário respetivo no valor de 10 mil e cinco mil euros. Os critérios de avaliação dos projetos a concurso, avaliados por um painel de jurados constituído por especialistas e personalidades ligadas ao setor da saúde, terão por base a inovação, criatividade, metodologia utilizada, pertinência, viabilidade de implementação e a sua apresentação formal. Já o melhor trabalho jornalístico receberá um prémio monetário no valor de 2.500 euros.

Para mais informação sobre as inscrições nos prémios AUA! e no prémio de jornalismo, os interessados devem consultar o site oficial


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019