Sanofi Portugal: Prof. Doutor Francisco Rocha Gonçalves nomeado head of market access & public affairs
05/03/2021 15:28:12
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Sanofi Portugal: Prof. Doutor Francisco Rocha Gonçalves nomeado head of market access & public affairs

Com a sua nomeação para head of market access & public affairs, o Prof. Doutor Francisco Rocha Gonçalves passa, a partir de agora, a reportar diretamente ao Dr. Francisco del Val, country lead da Sanofi Portugal. Sucedendo à Dr.ª Helena Freitas, que atualmente desempenha a função de general manager da Sanofi Pasteur – área de vacinas da multinacional farmacêutica, o novo head of market access & public affairs junta-se à Sanofi vindo do grupo Luz Saúde. 

Ali, o Prof. Doutor Francisco Rocha Gonçalves foi diretor de gestão de tecnologias de saúde, tendo um papel relevante no reposicionamento do grupo em termos de organização de cuidados de saúde baseada em valor e na centralidade do doente.

“É uma honra e um grande desafio assumir este cargo em Portugal. A Sanofi é uma grande companhia, com uma preocupação clara relativamente às necessidades dos doentes e à promoção do acesso terapêutico junto dos que mais precisam dele. Valores com os quais me identifico e que considero fundamentais para um bom sistema nacional de saúde, centrado nos cuidados aos cidadãos. Espero, com a minha experiência, trazer valor acrescentado para a atuação da Sanofi em Portugal e ajudar a enfrentar os atuais desafios de acesso no país”, sublinha o Prof. Doutor Francisco Rocha Gonçalves.

Na sua anterior esfera de atribuições, o agora nomeado head of market access & public affairs da Sanofi Portugal definiu uma nova função corporativa ao introduzir o conceito de Health Technology Assessment (HTA) e Value Based Healthcare (VBHC), acordos de risco partilhado e ferramentas digitais, ao nível hospitalar, oferecendo aos hospitais, pagadores (seguradoras e governo), farmacêuticas e companhias de dispositivos médicos soluções win-win. Soluções que vieram introduzir e incrementar a sensibilização no que respeita a modelos de acesso inovadores para medicamentos e dispositivos médicos.

Da sua experiência profissional revelam diversas funções como a de membro do conselho de administração do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto e membro da direção executiva do Hospital PPP Beatriz Ângelo. A nível da consultoria, a sua experiência incide na área da gestão da saúde e avaliação de tecnologias de saúde a governos, instituições, farmacêuticas, diagnósticos e dispositivos, consultoria a órgãos governamentais de diversos países, tendo estado recentemente envolvido em projetos na Letónia (VBHC) e Arábia Saudita (HTA).

O Prof. Doutor Francisco Rocha Gonçalves é doutorado em gestão pelo ISEG, mestre e licenciado em economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEUP), especializado em direção e gestão de unidades de saúde e em fármaco-economia. Sendo professor auxiliar convidado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e membro de sete projetos de investigação colaborativa internacionais (H2020, EFPIA's Inovative Medicines Initiative, Harvard Medical School Portugal, entre outros). Publica e é editor em jornais revistos por pares nos temas de gestão de saúde, VBHC e farmacoeconomia, tendo mais de 30 artigos académicos revistos e capítulos de livros, o mais recente sendo a coautoria de um editorial no boletim 2020 da Organização Mundial de Saúde (OMS), sobre custo-benefício dos testes COVID-19.

O novo head of market access & public affairs da Sanofi em Portugal recebeu ainda várias distinções como o Prémio Saúde Hintt – Maturidade Digital 2018, que tem como objetivo “apoiar soluções que permitam uma maior eficiência do setor, com foco no cidadão e na melhoria das boas práticas de saúde a nível nacional na categoria ‘Clinical Outcoumes’”.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019