"A meta é erradicar o cancro do colo do útero através da vacinação em massa"
04/03/2021 17:07:04
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
"A meta é erradicar o cancro do colo do útero através da vacinação em massa"

"O único meio realmente eficaz para redução da transmissão do HPV é a vacina". A garantia é dada pelo Dr. Daniel Pereira da Silva, presidente da Federação das Sociedades Portuguesas de Ginecologia e Obstetrícia, em entrevista à News Farma, ao abrigo do Dia Internacional da Consciencialização sobre o HPV, que se assinala hoje, 4 de março. Leia a entrevista na íntegra.

News Farma (NF) | No âmbito Dia Internacional da Consciencialização sobre o HPV, qual é a realidade do vírus em Portugal? Está em linha com a realidade europeia?
Dr. Daniel Pereira da Silva (DPS) | Não temos trabalhos epidemiologicos recentes de âmbito nacional que me permita responder com segurança à questão, mas o que verificamos a nível dos serviços de Ginecologia que mais doentes recebem no âmbito do rastreio é que estamos em linha com outros países. Ou seja, uma redução muito significativa das lesões na mulheres vacinadas contra o HPV. Um facto muito importante é que a taxa de infeção continua significativa nas mulheres com mais de 26 anos e tem a prevalência de 5% mesmo aos 60 anos.

NF | O rastreio é essencial para a identificação da infeção. Tendo em conta o atual contexto pandémico, como está esta realidade?
DPS | O rastreio é absolutamente essencial, porque a maior parte das mulheres não foi vacinada contra o HPV e o rastreio continua a ser ser essencial para se reduzir a carga da doença.

Veja a entrevista na íntegra em My Pediatria.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019