17.º Congresso Português de Diabetes: "É o momento alto de divulgação e partilha da SPD"

04/03/21
17.º Congresso Português de Diabetes: "É o momento alto de divulgação e partilha da SPD"

"O Congresso Português de Diabetes é o momento alto de divulgação e partilha da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD)", realça a presidente do congresso, Dr.ª Rita Nortadas, em entrevista à News Farma. O 17.º Congresso Português de Diabetes acontece de 11 a 17 de março e, segundo a médica, vai "manter o nível de qualidade e diferenciação".

A decorrer num formato virtual, devido à pandemia por COVID-19 e consequente confinamento, a Dr.ª Rita Nortadas promete que o 17.º Congresso Português de Diabetes vai "manter a proximidade e o nível de qualidade e diferenciação" a que estão habituados do evento, nos anos anteriores. 

Para isto, a especialista frisa que o encontro vai ter a presença de especialistas nacionais e estrangeiros de destaque, "que vão trazer, seguramente, à discussão muitos temas da atualidade e de interesse da comunidade ligada à diabetes". "É um congresso multidisciplinar que envolve muitos profissionais de saúde relacionados à área da diabetes", nota.

As duas temáticas em destaque este ano serão os 100 anos de insulina e a pandemia de COVID-19. "A pandemia e o distanciamento obrigou-nos, de certa forma, a acelerar e adotar novos modelos de comunicação, daí também um especial enfoque à telemedicina, à teleconsulta e à reorganização que houve e continua a existir", sublinha a Dr.ª Rita Nortadas.

O congresso irá contar, depois, com algumas sessões que vão destacar as novidades terapêuticas no último ano, sobretudo a nível da terapêutica oral e da terapêutica injetável, duas áreas onde houve muitas novidades no ano de 2020. "Estas novidades permitem-nos perceber que, apesar de estarmos em tempo de pandemia, a ciência não parou", realça a médica.

"Estas novas abordagens fizeram-nos olhar para o doente de uma forma diferente e afastarmo-nos daquela visão 'glicocêntrica' de que tantas vezes falamos, olhando para o doente de uma forma mais completa e holística, tendo sempre à cabeça o risco cardiovascular", acrescenta. 

"É um congresso de todos nós e portanto há lugar para a apresentação de tudo aquilo que está a ser feito de maior valor no nosso país", destaca a Dr.ª Rita Nortadas, relativamente à apresentação de trabalhos que terá também espaço no evento.

No final, o congresso vai fechar com a habitual atribuição de prémios e bolsas "como incentivo ao trabalho de investigação realizado em Portugal", conclui a especialista em diabetologia. 

Saiba mais informações sobre o 17.º Congresso Português de Diabetes aqui.

Vídeo

Partilhar

Publicações