“É prioritário tratar a obesidade e não só as doenças associadas”

04/03/21
“É prioritário tratar a obesidade e não só as doenças associadas”

“Every body needs everybody” foi o lema escolhido pela Federação Mundial da Obesidade para celebrar o Dia Mundial da Obesidade, que se assinalou a 4 de março. A Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO), em conjunto com a Associação dos Obesos e Ex-Obesos de Portugal (ADEXO), desenvolveu uma ação de call to action intitulada "Reequilibrar a Balança", para alertar a comunidade médica e o público em geral para esta patologia. Em entrevista à News Farma, a Prof.ª Doutora Paula Freitas explicou melhor a iniciativa. Veja o vídeo.

“Estivemos a trabalhar um documento em que chamamos a atenção para cinco pontos fundamentais, que é preciso trabalhar para conseguirmos todos juntos resolver, ou ajudar a resolver, o problema da obesidade em Portugal”, explicou a presidente da sociedade.

“Promover o tratamento da obesidade”; “Mobilizar profissionais de saúde para uma formação especializada”; “Criar um programa de consultas de obesidade nos cuidados de saúde primários”; “Viabilizar a comparticipação do tratamento farmacológico para equilibrar o acesso”; e “Criar mecanismos de combate ao estigma e descriminação associados a esta doença” foram os cinco eixos identificamos nesta ação e que as duas entidades pretendem pôr em prática nos próximos anos.

A par disto, a especialista alertou para a importância da educação para a saúde, uma vez que se “as pessoas não tiverem conhecimentos, não conseguem fazer escolhas informadas”.

“Nós sabemos que a obesidade é responsável por mais doenças. No entanto, hoje o doente com obesidade muitas vezes é tratado para a hipertensão, a diabetes, a dislipidemia, a apneia de sono, mas não é tratado na sua doença de base. Então, s achamos que é prioritário começar a tratar a obesidade, e não só as doenças que lhe estão associadas”, frisou.

Vídeo

Partilhar

Publicações