P-BIO promove discussão sobre inovação no tratamento das doenças raras
23/02/2021 15:17:56
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
P-BIO promove discussão sobre inovação no tratamento das doenças raras

No âmbito do Dia Mundial das Doenças Raras, discute-se, numa sessão a 26 de fevereiro, às 16h00, a terapia genética, as suas oportunidades e os respetivos desafios no tratamento das doenças raras. Este debate surge numa altura em que se sabe que cerca de 80% das doenças raras têm origem genética identificada e 50% dos novos casos são diagnosticados em crianças. O evento é organizado pela Associação Portuguesa de Bioindústria (P-BIO) e será transmitido via YouTube e Facebook, contando com a moderação da Prof.ª Doutora Maria do Céu Machado, anterior presidente do Infarmed.

Incluído no ciclo BIOMEET Sessions, os objetivos do evento passam por esclarecer o que é a terapia genética, as suas oportunidades, que medidas é que devem ser tomadas de modo a que esta abordagem terapêutica seja utilizada e os maiores obstáculos desta terapia.

A sessão conta com a participação do Prof. Doutor Martin Schulz, senior director da Gene Therapy Platform, Pfizer Rare Disease Global Medical Affairs, que vai abordar a terapia genética de uma forma holística e partilhar a importância de os sistemas de saúde evoluírem para permitirem o acesso a esta abordagem terapêutica.

O debate terá como foco a perspetiva portuguesa, discutindo o presente e expectativas para o futuro nesta área, através de diferentes perspetivas (clínica, avaliação e acesso destas terapêuticas, diagnóstico laboratorial e doentes representados através de uma associação).

A sessão “Inovação Terapêutica nas Doenças Raras” é a primeira do ciclo BIOMEET Sessions, iniciativa organizada pela P-BIO, que, ao longo do ano, irá promover várias sessões de temáticas relacionadas com a Biotecnologia e as Ciências da Vida.

Consulte aqui o programa completo do encontro.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019