Best of 2020: Assista ao vídeo e participe no live Q&A
16/02/2021 14:54:48
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Best of 2020: Assista ao vídeo e participe no live Q&A

Surgindo da necessidade de síntese, organização e contextualização dos resultados publicados em 2020, a iniciativa Best of 2020 da Janssen tem já quatro sessões on demand dedicadas ao tratamento de doentes com mieloma múltiplo, com leucemia linfocítica crónica, com linfoma de células do manto ou com macroglobulinemia de Waldenström. A iniciativa tem ainda preparada uma discussão Q&A live no dia 18 de fevereiro, às 17h00.

 

Assista ao vídeo e participe no live Q&A.

O que aprender hoje para ficar a saber como tratar linfomas do manto nos próximos dois anos (em cinco minutos)

No caso do linfoma de células do manto, a sessão conta com a participação do Dr. Bruno Loureiro, do Centro Hospitalar de Trás-Os-Montes e Alto Douro, e da Dr.ª Filipa Moita, do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa.

O Dr. Bruno Loureiro inicia a preleção com a apresentação de um caso clínico – um senhor de 58 anos, operário da construção civil, “perfeitamente autónomo” aquando do diagnóstico, tendo como antecedentes e comorbilidades rinite alérgica, hipertensão arterial e fibrilhação auricular. De seguida, apresentou a história da doença atual, meios complementares de diagnóstico, diagnóstico e prognóstico, resposta ao tratamento, consolidação e manutenção, follow-up e opções terapêuticas.

Por sua vez, a Dr.ª Filipa Moita, em aproximadamente cinco minutos, indicou os principais ensaios clínicos realizados nesta área e divulgados na ASH, partilhando ainda algumas das novidades mais recentes – relativas também ao ano 2020. “Esperamos que com isto [dados de 2020] consigamos ter mais estratégias terapêuticas para estes doentes, principalmente porque cada vez é mais difícil tratar, porque vão acumulando toxicidade e alterações genéticas de mau prognóstico”, explica a médica, salientando que “quantas mais opções tivermos melhor será a perspetiva futura”.

Assista aqui ao terceiro vídeo. Não perca o resumo dos mais recentes estudos!

 

Macroglobulinemia de Waldenström

O quarto vídeo conta com a participação do Dr. Paulo Bernardo, hematologista no Hospital da Luz, na qualidade de palestrante, e da Dr.ª Joana Martins, do Hospital de Matosinhos, enquanto moderadora.

Neste resumo, o Dr. Paulo Bernardo identifica os últimos estudos desta área, evidenciando os dados recentes no que diz respeito à terapêutica da abordagem atual - a partir da partilha de três casos clínicos – e desvenda os “novos protocolos”, que surgiram em 2020.

Já a Dr.ª Joana Martins elogia a apresentação do Dr. Paulo Bernardo, que “perspetiva um futuro muito bom para esta doença, que há uns anos nem tinha tratamento”.

Veja a apresentação do hematologista do Hospital da Luz através desta ligação.

Assista às sessões gravadas, 30 minutos por patologia, e junte-se à discussão, em direto, no dia 18 de fevereiro, no Best of 2020.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019