OF acompanha inquérito sobre falha no sistema refrigeração de vacinas do CHTS
16/02/2021 16:14:56
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
OF acompanha inquérito sobre falha no sistema refrigeração de vacinas do CHTS

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) sublinhou, em nota, que está a acompanhar o caso noticiado sobre a perda de cerca de 600 doses de vacinas contra a COVID-19, no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), no dia 26 de janeiro, não tendo recebido ainda contacto formal do Conselho de Administração (CA).

Durante estes dias e até ao momento, a OF frisa ainda não ter recebido qualquer contacto formal do CA, que iniciou um processo de inquérito interno para apurar responsabilidades, tal como não recebeu nenhuma queixa, reclamação ou denúncia sobre a atuação de profissionais eventualmente envolvidos neste caso.

A OF relembra ainda que disponibiliza apoio jurídico a todos os seus membros e, neste contexto, acompanha as diligências em curso no âmbito do processo de inquérito instaurado pelo CHTS. Além disso, faz notar que lamenta a “condenação pública a que está a ser sujeita a farmacêutica responsável pela farmácia hospitalar, sem que sejam ainda conhecidas as conclusões do processo de inquérito ou outras averiguações em curso”.

“Além de pôr em causa o princípio de presunção de inocência, esta atuação é reveladora de incapacidade de liderança, ao permitir que seja responsabilizado individualmente, e de forma prematura, um dos colaboradores do hospital por problemas que resultam também de um sistema sobrecarregado, com recursos limitados e, em muitos casos, obsoletos ou até de eventuais carências e ineficiências já reportadas hierarquicamente”, conclui a OF.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019