COVID-19: FPC alerta para falta de prioridade dos mais idosos na vacinação
11/02/2021 15:50:28
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
COVID-19: FPC alerta para falta de prioridade dos mais idosos na vacinação

O presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), Prof. Doutor Manuel Oliveira Carrageta, frisou, em nota, que a FPC está de acordo com a prioridade dos profissionais de saúde no programa de vacinação, afirmando que “faz sentido que aqueles que estão na linha da frente sejam o mais urgentemente protegidos”. Porém, alerta para o facto de, “ao contrário da generalidade dos países europeus”, os mais idosos não estarem a ter “a devida prioridade no programa de vacinação”.

Aludindo à circunstância de a prioridade nos mais idosos se limitar aos Lares, o Prof. Doutor Manuel Oliveira Carrageta faz notar que “os idosos, vivendo ou não aí, são os mais atingidos mortalmente pela COVID-19: 92% das mortes ocorrem nos doentes com mais de 65 anos”.

O presidente da FPC sublinha também que, particularmente no caso dos mais jovens, a maior parte é assintomática quando contrai o vírus, pelo que muitos destes doentes, sem saber, transmitem a doença às pessoas idosas mais vulneráveis. “Contudo, se estas estiverem previamente vacinadas, o risco de apanhar a doença e morrer fica muito mais reduzido”, alerta.

“Saliente-se que os doentes cardíacos, independentemente da faixa etária (embora esta seja uma patologia mais frequente nas pessoas de idade mais avançada), estão em maior risco de contrair uma doença grave ou morrer, razão pela qual a FPC defende que devam ter prioridade no programa de vacinação”.

O presidente da Fundação solicita ainda que todos os que tenham fatores de risco como hipertensão, ou doença cardiovascular, se vacinem na primeira oportunidade que lhes for dada.

“Saliente-se igualmente que a vacinação não dispensa o distanciamento social, o uso de máscara, evitar reuniões em espaços fechados e a higiene das mãos”, conclui o Prof. Doutor Manuel Oliveira Carrageta.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019