Semana de Epilepsia: “O objetivo é fazer uma retrospetiva de 2020 na área”
10/02/2021 17:00:29
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Semana de Epilepsia: “O objetivo é fazer uma retrospetiva de 2020 na área”

No âmbito do Dia Internacional da Epilepsia, que se assinalou a 8 de fevereiro, a Liga Portuguesa Contra a Epilepsia (LPCE) associa-se à campanha “Epilepsia é mais do que ter crises”. Em entrevista à News Farma, o Prof. Doutor Francisco Sales, médico neurologista, coordenador do Centro de Referência de Epilepsia Refratária do CHUC, e membro da comissão organizadora da Semana de Epilepsia, explica que um dos objetivos das iniciativas organizadas “é fazer uma retrospetiva de 2020 nesta área, o que há de novo em termos de terapêutica, no diagnóstico, nos exames complementares e na genética”. Assista ao vídeo.

“Achámos por bem haver uma articulação entre o Dai Internacional da Epilepsia, a 8 de fevereiro, e em março, o 33.º Encontro Nacional de Epileptologia com um conjunto de iniciativas”, começa por frisar o Prof. Doutor Francisco Sales.

De acordo com o membro da comissão organizadora do evento, as iniciativas vão ser dirigidas a três grupos diferentes: aos profissionais de saúde – médicos, enfermeiros, técnicos auxiliares de diagnóstico, os psicólogos, os matemáticos, os físicos, os engenheiros, todos os que colaboram com as pessoas com epilepsia – depois, aos doentes e seus familiares, e ao público em geral, lançando uma campanha de consciencialização para a epilepsia.

Para os profissionais de saúde, “o objetivo é fazer uma retrospetiva de 2020 nesta área, o que há de novo em termos de terapêutica, no diagnóstico, nos exames complementares e na genética”. Para isto, vão decorrer ao longo da semana vários simpósios e workshops “com temas específicos e em horários variados para que as pessoas possam escolher aquilo que mais lhes agradar, como por exemplo, o webinar sobre epilepsia na mulher, e o webinar sobre a ligação entre a COVID-19 e a epilepsia.

Quanto aos doentes, o Prof. Doutor Francisco Sales conta que lançaram "um desafio a várias associações de doentes para se juntassem e partilhassem as suas preocupações". Além disso, vão também decorrer webinars começando por um no início da semana "Tudo o que quer saber sobre epilepsia".

Conheça aqui o programa completo das sessões a decorrer ao longo desta semana.

Faça aqui a sua inscrição no 33ºeENE e/ou Cursos e na Sessão Comemorativa dos anos da LPCE ou aqui caso queira apenas participar nas atividades abertas da semana de epilepsia (incluindo a sessão comemorativa dos 50 anos da LPCE).

Pode ainda saber mais informações sobre este evento na página oficial.

Vídeo


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019