A Comissão de Coordenação de Vacinação contra COVID-19 atribuiu um primeiro contingente de 90 doses da vacina para administração às equipas das farmácias comunitárias. “Procurámos abranger o maior número possível de farmácias, para que tenham, pelo menos, um dos seus colaboradores vacinados”, explica o presidente da Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Farmacêuticos, Prof. Doutor Tiago Magro.
Ao todo, foram abrangidas 50 farmácias (38 farmacêuticos e 54 técnicos de farmácia), o que corresponde a 78% das farmácias da ilha da Madeira. A farmácia do Porto Santo será vacinada na próxima semana, aproveitando a deslocação da equipa técnica de vacinação.
“O Governo Regional da Madeira está a dar um exemplo de organização, rapidez e eficiência na identificação e administração de vacinas aos grupos prioritários, designadamente aos profissionais de saúde”, sublinha, por seu lado, a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos Prof.ª Doutora Ana Paula Martins.
“É um exemplo e uma forma de mostrar respeito e consideração por quem tem as portas abertas, todos os dias, para que não faltem medicamentos à população”, considera ainda a bastonária.
A Ordem dos Farmacêuticos concluiu já a nível nacional o recenseamento de quase oito mil farmacêuticos que desejam integrar a primeira fase do plano de vacinação contra a COVID-19, aguardando agora a chamada para os farmacêuticos do continente, bem como para os da Região Autónoma dos Açores.