As Bolsas contam com o apoio institucional da Ordem dos Enfermeiros, da Ordem dos Farmacêuticos e da Ordem dos Médicos. Esta iniciativa destina-se a apoiar a implementação de projetos que visem introduzir nas suas estruturas as alterações necessárias à melhor alocação de recursos em saúde pelos hospitais do Sistema Nacional de Saúde (SNS).
A avaliação das candidaturas apresentadas está a cargo de um júri presidido pela Dr.ª Maria de Belém Roseira, ex-ministra da Saúde; pelo Dr. Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos; pela Dr.ª Ana Paula Martins, bastonária da Ordem dos Farmacêuticos; pela Enf.ª Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros; pelo Dr. Alexandre Lourenço, presidente da APAH, e pelo Prof. Pedro Pita Barros, economista da saúde e professor da Universidade Nova de Lisboa.
Às Bolsas “Mais Valor em Saúde- Vidas que Valem” poderão candidatar-se hospitais do SNS, prevendo-se o financiamento de quatro projetos em bolsas no valor individual de 50 mil euros, constituídas por horas de apoio especializado à execução de cada projeto vencedor a prestar pelos parceiros Exigo e Iasist.
Este programa vem, segundo os seus promotores, cimentar a cultura de Value Based Heathcare (VBHC) através da análise dos problemas atuais do SNS, da capacitação dos intervenientes na tomada de decisão em saúde, do rigor na avaliação de resultados e da transparência na sua divulgação. Tudo com o propósito de conduzir à implementação de estratégias que permitam melhorar os resultados clínicos, a afetação de recursos financeiros e, em última instância, a satisfação dos doentes.
Pode consultar o regulamento para as candidaturas às Bolsas aqui.