O evento inicia com a colaboração da European Society of Coloproctology (ESCP), que realizará a sua 9th Regional Masterclass. Seguem-se depois dois dias de congresso onde a incontinência fecal e as inovações em Coloproctologia terão lugar de destaque em formato de mesa redonda. Serão também debatidas áreas temáticas desafiantes na prática clínica, como os tumores neuroendócrinos; a endometriose; o prurido anal; a cirurgia do cólon direito com linfadenectomia alargada e o papel da robótica. Em destaque estará ainda a doença inflamatória intestinal e a patologia anorretal benigna, esta última apresentada em forma de quiz.
Os temas em destaque neste congresso que reúne gastrenterologistas e cirurgiões dedicados ao diagnóstico e tratamento da patologia colorretal, vão incidir nas inovações da área, bem como nas patologias consideradas desafiantes.
O programa irá contar ainda com conferencistas de reconhecido mérito nacional e internacional, para apresentar temas como a “abordagem cirúrgica da fístula perianal”, o “rastreio do cancro colorretal” e a “Coloproctologia em tempo de pandemia”. Para encerrar os trabalhos, foi convidado um psiquiatra para falar sobre “os nós e os laços da relação médico-doente na era digital”, tema que “não poderia ser mais actual nos tempos que vivemos”, como sublinha a Dr.ª Irene Martins.
"A nossa grande preocupação é que os internos voltem a ganhar ânimo e alento, depois deste tsunami da COVID-19”, explica a Dr.ª Irene Martins relativamente à importância que esta reunião possa ter na comunidade científica. Todas as comunicações livres submetidas irão ser avaliadas por um júri único, e os melhores trabalhos serão apresentados em sessão plenária.
Para conhecer o programa completo do congresso, inscrever-se ou consultar informações sobre submissão de resumos, consulte o site da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia.