Prof. Doutor Davide Carvalho: percurso notável no ensino e uma referência para o futuro da Medicina (inter)nacional

18/01/23
Prof. Doutor Davide Carvalho: percurso notável no ensino e uma referência para o futuro da Medicina (inter)nacional

Os alunos foram uma ínfima parte de um grupo composto também por colegas de profissão, familiares e amigos que se reuniram para assistir à última aula do Prof. Doutor Davide Carvalho, enquanto docente na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Foi também o fim de um ciclo como diretor do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ). A News Farma marcou presença na lição de jubilação e conversou com o endocrinologista, docente e investigador e com outras figuras ilustres que acompanharam de perto o percurso por si construído.

Eram ouvidas palavras de apreço. Trocavam-se abraços, sorrisos e olhares à porta da Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). No interior da sala, os lugares iam sendo ocupados e era audível o barulho de quem aguardara pelo início da última aula lecionada na FMUP pelo Prof. Doutor Davide Carvalho, intitulada por “Gemidos da Alma e Soluços do Corpo – mensagens de um sistema regulador”.

Aqueles que mais admiram, a título pessoal e profissional, o Prof. Doutor Davide Carvalho, não faltaram à homenagem académica e científica realizada. Segundo partilha a Prof.ª Doutora Paula Freitas, endocrinologista no Centro Hospitalar Universitário de São João e professora na FMUP, o Prof. Doutor Davide Carvalho torna-se um “exemplo para a Endocrinologia nacional e internacional”, quer a partir do momento em que começa o trajeto em 2010 como diretor do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo no CHUSJ, como também atualmente na European Neuroendocrine Association, onde desempenha o cargo de presidente eleito até 2024 e, posteriormente, assumirá o lugar de presidente.

Quem também testemunhou o marco cerimonial foi o Dr. João Sérgio Neves. O professor e investigador na FMUP, além de médico endocrinologista no Centro Hospitalar Universitário de São João, encara o Prof. Doutor Davide Carvalho como uma “referência na área da Endocrinologia clínica e na investigação”. Refere ainda a importância e partilha incitadas de saberes em Endocrinologia, nomeadamente durante o tempo de docência na FMUP.

Na visão do diretor da FMUP, Prof. Doutor Altamiro da Costa-Pereira, o momento de jubilação não deixa de ser “triste”, dado que assinala o fim de uma carreira académica, científica, médica e pedagógica.
As portas da FMUP estarão sempre abertas ao Prof. Doutor Davide Carvalho é a garantia deixada pelo diretor da instituição académica, explicando que formalmente o Prof. Doutor Davide Carvalho deixará de lecionar, mas que continuará a ter outros empenhos “para continuar a dignificar o nome da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto”.

Toda uma vida a acompanhar as conquistas e devoção ao trabalho, a esposa do Prof. Doutor Davide Carvalho, Maria João Carvalho, notificou tratar-se de um “coroar de uma carreira” em duas das vertentes principais: no ensino e na Medicina.

Em 1972, o Prof. Doutor Davide Carvalho entrava na FMUP pela primeira vez como estudante. Mais tarde, surgiu especialização em Endocrinologia e o princípio da atividade clínica. Em 2008, o convite para ser professor agregado na FMUP.

Posteriormente, em 2010, assume, em simultâneo o papel de docente e o cargo de diretor do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Centro Hospitalar Universitário de São João e investigador no i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde.

Este é, portanto, o momento de fazer o ponto de situação de toda a sua carreira e de perspetivar o futuro. Explica que ao longo dos anos muito evoluiu e se procurou atentar para esclarecer diversas questões que surgiram na área da Endocrinologia.

Questionado de que modo gostaria de ser recordado, transmite a todos que é preciso haver “empenho e dedicação para conseguir ter êxito não só na investigação clínica, mas também no tratamento e a disponibilidade para servir os doentes”.

No âmbito profissional, desempenha atualmente a posição de presidente eleito na European Neuroendocrine Association, e expõe que, entre outros projetos em que se insere e serão concretizados, foi-lhe feito o convite para continuar a dar aulas na FMUP.

Na European Neuroendocrine Association diz que é um “desafio muito importante”, considerando que estão a ser programadas novas mudanças, achando relevante continuar a representar Portugal a nível internacional.

A mensagem final por parte do Prof. Doutor Davide Carvalho para todos aqueles que marcaram presença na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto é a de “esperança num futuro melhor”.

Partilhar

Publicações