26.as Jornadas de Endocrinologia e Diabetes de Coimbra marcadas pelo tema do envelhecimento

16/11/22
26.as Jornadas de Endocrinologia e Diabetes de Coimbra marcadas pelo tema do envelhecimento

“As jornadas foram muito agradáveis e gratificantes”, destaca a Dr.ª Isabel Paiva, presidente das 26.as Jornadas de Endocrinologia e Diabetes de Coimbra, sobre o encontro que ficou marcado por um ambiente de partilha de conhecimentos e experiências. O envelhecimento foi o tema escolhido para estas jornadas, dedicando-se maioritariamente ao homem e à andropausa. “Este é um tema que se debate à medida que a nossa população envelhece com melhor qualidade.” Assista à entrevista de balanço.

A especialista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra destaca o curso de diabetes para enfermeiros, no qual se debateu a adesão ao regime terapêutica e a importância destes profissionais no primeiro contacto com o doente.

Com o decorrer das jornadas, a diabetes é “uma área de grande projeção”, como já é habitual, não só para os endocrinologistas, mas também para os médicos de família. “A diabetes é altamente prevalente e tem vindo a aumentar”, pelo que estas jornadas se focaram na adesão à terapêutica e na pré-diabetes, uma fase que ainda pode ser reversível, para se “evitar o progresso ou fazer regredir”.

 As jornadas tiveram também a oportunidade de juntar especialistas de Ortopedia, de Cirurgia Vascular e da Cirurgia Geral, destacando a abordagem multidisciplinar importante para a temática do pé diabético. Sobre este tema, a personalização do tratamento e a terapêutica dirigida foram os temas em destaque.

A Dr.ª Isabel Paiva destaca a homenagem à Prof.ª Doutora Manuela Carvalheiro, “uma personalidade com grande impacto na obesidade e diabetes, que tem dedicado os seus últimos 40 anos com uma atividade muito intensa”. As jornadas contaram também com a presença do Dr. Jácome de Castro, presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, o Dr. João Raposo, presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetes, e o Dr. José Silva Nunes, presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade.

As 27.as Jornadas de Endocrinologia e Diabetes de Coimbra já têm data marcada para 9, 10 e 11 de novembro de 2023. “Vamos fazer um programa que espero que seja do agrado de toda a gente e que preencha as expectativas.”

Partilhar

Publicações