“A imagem cardíaca promete ser um ponto forte do CPC2022”

30/03/22
“A imagem cardíaca promete ser um ponto forte do CPC2022”

A imagem cardíaca vai ser tema de destaque do Congresso Português de Cardiologia 2022, que vai realizar-se nos dias 22, 23 e 24 de abril, no Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura. O Dr. António Miguel Ferreira, cardiologista no Hospital Santa Cruz, no Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, acredita que “quem estiver interessado no tema da imagem cardíaca não vai ficar desapontado”.

Sobre o tema, estão previstas várias conferências e mesas-redondas a decorrer durante os três dias de congresso, com palestrantes nacionais e internacionais de renome. Para abordar a TAC cardíaca, foi convidado o Dr. Gianluca Pontone, de forma a debater como a imagem pode ajudar os profissionais de saúde na tomada “de boas decisões” clínicas. Além da TAC, vão também ser debatidos o ECO e a ressonância, “sempre nesta vertente da imagem utilizada para tomar decisões”, partilha.

O Prof. Doutor Manuel Cerqueira, que trabalha atualmente nos Estados Unidos da América, é especialista em Cardiologia nuclear, sendo uma mais-valia para debater o uso de testes de diagnóstico, para compreender se estão a ser utilizados corretamente. “Qual é o valor que a imagem pode ter e que deve trazer ao circuito de decisão clínica e de manejo do doente” são as principais questões que vão ser abordadas. “É uma conferência que antecipo com alguma expectativa.”

Por outro lado, vai também ser destacado a temática da estenose aórtica nas várias dimensões, salienta. “Será de certeza uma mesa muito interessante.” Além desta, vai ser realizada uma mesa-redonda dedicada à avaliação da doença valvular por multimodalidade, com ECO, ressonância e TAC, onde teremos a participação de dois especialistas de renome, o Dr. Wael Jaber, da Cleveland Clinic, e a Dr.ª Kristina Haugaa, do Hospital Universitário de Oslo.

Por fim, o especialista destaca uma mesa-redonda sobre a ecocardiografia 3.0 direcionada para o futuro da técnica clínica. As comunicações orais referentes à imagem estão também planeadas. “É um motivo de orgulho que alguns dos trabalhos que estão a prémio no Concurso Jovem Investigador são na área da imagem”, refere, destacando a imagem como o “ponto forte” do CPC2022.

Partilhar

Publicações