AHSeAS: Um ano de atividade pautado pelo sucesso

28/03/22
AHSeAS: Um ano de atividade pautado pelo sucesso

A Sala da Música do Palácio de Queluz acolheu a celebração do primeiro aniversário da AHSeAS – Associação Humanitária de Saúde e Apoio Social. A vice-presidente e diretora técnica, Dr.ª Cristina Mora, garante que o balanço de um ano de atividade é positivo. Assista ao vídeo.

Sedeada em Sintra, mas de âmbito nacional, a AHSeAS tem como missão contribuir para a qualidade de vida em situação de fragilidade, a capacitação de doentes crónicos para autogestão da sua saúde/doença, retardar a institucionalização de pessoas em situação de isolamento social e a eliminação das epidemias VIH, tuberculose (TB) e hepatites virais.

Atendendo ao facto de completar apenas um ano, a Dr.ª Cristina Mora considera “muito positivo conseguirmos avançar, implementar e desenvolver alguns projetos na área da intervenção comunitária”, como seja na adesão à terapêutica do VIH e, como encaram a pessoa como um todo, as comorbilidades não são esquecidas, pelo que recebem também apoio desta organização pessoas com TB e com hepatites virais.

Outro aspeto positivo são os acordos “com parceiros estratégicos para o desenvolvimento do nosso trabalho”, destaca a diretora técnica da AHSeAS, salientando o sucesso em alguns concursos para obter apoios financeiros e avançando estarem previstos “novos projetos e novas intervenções”.

A Dr.ª Cristina Mora sublinha a “vasta experiência” da equipa desta organização, essencial para “começar de novo”. “Não teria coragem, mas fi-lo muito confortável, porque fi-lo com uma equipa de muitos anos de trabalho de intervenção nesta áreas onde começámos a atividade.”

Manifestando a intenção de “alargar a intervenção” da AHSeAS, a diretora técnica garante a continuidade do trabalho desenvolvido. “Quem trabalha nas áreas do VIH, TB e hepatites, tem como objetivo a eliminação destas infeções, pela saúde e bem-estar de toda a população. Mas, é importante, para darmos continuidade à nossa intervenção, pensar noutras intervenções que façam sentido. Ou seja, queremos trabalhar nas áreas em que a nossa intervenção for necessária e útil, utilizando as capacidades que temos ao serviço de quem delas necessita.”

No dia em que a AHSeAS assinalou o primeiro aniversário, a 25 de março, foi preparado um evento cujo programa contou com várias intervenções, designadamente os diretores dos Programas Nacionais para o VIH e IST, para a Tuberculose e para as Hepatites Virais, respetivamente, Dr.ª Margarida Tavares, Dr.ª Isabel Carvalho e Prof. Doutor Rui Tato Marinho.

Vídeo

Partilhar

Publicações