Informal Weekend: uma quarta edição plena de sucesso

Drs. André Antunes e Jorge Santos, presidente e secretário-geral do CICC
07/05/20
Informal Weekend: uma quarta edição plena de sucesso

Decorreu nos dias 28, 29 de fevereiro e 1 de março de 2020, no HD | Ducetânia Hotel, em Penela, o IV Informal Weekend, organizado pelo Clube de Internos de Cirurgia Cardíaca (CICC), comissão da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardiotorácica e Vascular (SPCCTV).

 

As doenças valvulares constituem uma patologia de grande importância em todo o mundo, quer devido ao aumento da sua prevalência com a idade, com a consequente predominância da etiologia degenerativa nos países mais desenvolvidos, quer devido à doença reumática como causa major de doença valvular que predomina nos países em desenvolvimento. Independentemente dos diversos tipos de etiologias, as válvulas cardíacas, quando atingidas, constituem uma importante causa de mortalidade e morbilidade no século XXI.

A 4.ª edição da reunião científica do CICC teve como tema os diversos tipos de abordagem de tratamento das patologias valvulares. Foi discutida a técnica standard, quer de substituição, quer de reparação de três das quatro válvulas cardíacas (válvula aorta, mitral e tricúspide), passando pela abordagem minimamente invasiva e pela abordagem percutânea. Estes dois últimos tipos de tratamento têm as vantagens de, entre outras, serem menos agressivos para o doente e apresentarem melhores resultados estéticos.

O IV Informal Weekend foi marcado pela presença de preletores de todos os Serviços de Cirurgia Cardíaca do SNS (seis serviços a nível continental e um insular), contando com a participação de cerca de 40 participantes, entre os quais três diretores de Serviço e o presidente da SPCCTV. Outro aspeto a realçar é o facto deste  ter sido o primeiro Informal Weekend Ibérico, contando com a participação de sete internos de diferentes Serviços de Cirurgia Cardíaca do país vizinho.

Entre vários preletores, esteve presente o Prof. Dr. Victor Bautista-Hernandez, com o qual o CICC criou um protocolo e desenvolveu quatro bolsas de apoio para os internos poderem participar nos “Cursos de Simulação em Cirurgia Cardíaca”, que irão decorrer anualmente na Corunha.

Foi um fim de semana cheio de conteúdo científico, quer nas diversas sessões, quer na habitual sessão de casos clínicos, onde os internos de cada serviço apresentaram case reports de situações invulgares e cujas melhores apresentações foram premiadas.

Na manhã de domingo, realizou-se um wetlab que cobriu diferentes áreas, nas quais os internos de cirurgia cardíaca tiveram a oportunidade de simular a substituição valvular aórtica por prótese biológica ou mecânica em coração de animal e tiveram disponíveis para treino quer simuladores de próteses valvulares aórticas percutâneas (TAVI), quer dispositivos mitrais percutâneos (Mitraclip), quer técnicas de plastia mitral por via trans-apical (Neocordas), quer dispositivos de enceramento de comunicações interauriculares (Amplatzer) e quer de dispositivos de encerramento vascular (Proglide).

Foi unânime que este IV Informal Weekend foi um êxito, superando as expectativas geradas por todos os participantes, tanto no campo científico, como no estreitamento de laços entre colegas da mesma área, quer a nível nacional, como ibérico.

Um especial agradecimento à Abbott, o main sponsor desta reunião científica, sem o qual não seria possível a sua realização, tal como à Johnson&Johnson, à Astrazeneca, à Endovascular, à Orion e à 4inMedical.

Partilhar

Publicações