Lusíadas Saúde partilha exemplos de inovação tecnológica na Web Summit

Dr. Vasco Antunes Pereira, Lusíadas Saúde
08/11/18
Lusíadas Saúde partilha exemplos de inovação tecnológica na Web Summit

A UnitedHealthcare Global participa pela primeira vez na Web Summit, que se encontra a decorrer em Lisboa, e surge associada à sua marca portuguesa Lusíadas Saúde, fazendo jus ao lema “Think global, Act local”. Durante o evento, o grupo encontra-se a apresentar as suas diferentes áreas de atuação e a partilhar vários exemplos de inovação tecnológica. Em entrevista à Médico News, o Dr. Vasco Antunes Pereira, presidente do Conselho de Administração da Lusíadas Saúde, explica algumas das soluções apresentadas, frisando a importância deste evento tecnológico, um dos maiores do mundo.

 

Conforme explica o Dr. Vasco Antunes Pereira, a participação da Lusíadas Saúde na Web Summit constitui uma oportunidade para a marca partilhar aquilo que tem feito “em termos de inovação tecnológica e de inovação do relacionamento com o cliente” e, paralelamente, “aprender aquilo que de mais tecnológico se faz não só na área da saúde, como nas diversas indústrias que estão representadas no evento”.

Na sua aposta na inovação tecnológica, a Lusíadas Saúde tem procurado colocar o doente no centro da decisão. Para tal, a marca tem apostado na tecnologia para aumento da qualidade e redução do erro humano na “viagem do doente pelo sistema de saúde”. Um reflexo desta aposta está no facto de o Hospital de Cascais ser o único hospital português classificado pelo HIMSS Analytics no nível 7, partilhando a vanguarda com uma restrita elite de dois hospitais na Europa – um em Espanha e um na Holanda. Também o Hospital Lusíadas Porto foi o primeiro hospital privado do país a atingir o nível 6 numa escala utilizada a nível mundial que avalia os sistemas e tecnologias de informação em prol dos doentes na área hospitalar e, consequentemente, é o hospital mais tecnológico da região Norte. “O Hospital Lusíadas Lisboa fará também brevemente parte desta elite”, avança o Dr. Vasco Antunes Pereira.

Entre as diversas soluções apresentadas pela marca na Web Summit, o presidente do Conselho de Administração da Lusíadas Saúde destaca a presença da Colmédica, uma subsidiária da UnitedHealthcare Global na Colômbia. Com mais de 250 mil clientes e cinco mil prestadores de saúde, a empresa é conhecida no mercado pelo elevado nível de satisfação e proximidade dos clientes, disponibilizando um sistema de gestão integrada do cliente e da sua família assente numa app – Colmédica Saludable – com acesso a um conjunto de serviços e funcionalidades que integram em real-time clientes e profissionais de saúde, indo assim ao encontro de uma melhor comodidade, experiência e acesso a serviços de saúde, tanto na área da prevenção como da prestação de serviços de saúde.

Outra iniciativa com a bandeira da Lusíadas Saúde que está a ser apresentado neste evento tecnológico é o projeto High Care, que associa a tecnologia com a humanização de cuidados de saúde. Nas palavras do Dr. Vasco Antunes Pereira, “este projeto é a materialização da nossa marca”, uma vez que defende a perspetiva de “maximizar o uso da tecnologia” em todos os momentos de “interação com o doente”, para garantir que “o profissional de saúde trabalha de uma forma mais humana com o doente”.

Inserida no stand da Lusíadas Saúde encontra-se ainda uma iniciativa da Healthcare City, uma incubadora de startups na área da saúde. Os empreendedores têm 90 segundos para deixar uma ideia inovadora para ser implementa no setor da saúde, tentado cativar o interesse da Healthcare City. No final da Web Summit, a Lusíadas Saúde e esta incubadora de startups vão selecionar os projetos com maior potencial e ajudá-los a implementar as suas ideias dentro do ecossistema da UnitedHealthcare Global. Segundo o Dr. Vasco Antunes Pereira, esta iniciativa tem recebido “um feedback muito positivo”, com forte adesão por parte das startups.

Neste fórum de partilha de ideias e experiências inovadoras, o Dr. Vasco Antunes Pereira faz uma avaliação muito positiva da participação da Lusíadas Saúde, cujas iniciativas têm sido alvo de grande curiosidade. Exemplo disso foi a presença do embaixador dos Estados Unidos da América em Portugal no stand da marca, que parabenizou “o nível de inovação que Portugal produz e a qualidade dos nossos empreendedores, das nossas startups e dos projetos que as empresas estão a produzir”. “Vamos continuar a trabalhar para colocar Portugal na vanguarda da tecnologia na área da saúde”, conclui o presidente do Conselho de Administração da Lusíadas Saúde.

A Lusíadas Saúde partilhou um vídeo da sua participação na Web Summit nas redes sociais Facebook e Instagram

Partilhar

Publicações