Novidades na área das síndromes mielodisplásicas

17/11/16
Novidades na área das síndromes mielodisplásicas

Dedicado especificamente às síndromes mielodisplásicas (SMD), o Curso II da Reunião Anual SPH 2016 contou com a intervenção de quatro especialistas. O Prof. Doutor António Almeida, hematologista do IPO de Lisboa, coordenador deste momento formativo em parceria com o Dr. Ricardo Pinto, resume as principais ideias desta sessão nesta entrevista. Assista ao vídeo.

Organizado pelo Grupo Português de Mielodisplasias, o objetivo do curso foi “transmitir as novidades nos diagnósticos das mielodisplasias, sobretudo na estratificação de risco e nas novas alterações moleculares”, explica o especialista.

Com um cariz marcadamente pedagógico, o curso destinou-se a especialistas e internos da especialidade.

No decorrer desta sessão, a Prof.ª Doutora Emília Cortesão, hematologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, incidiu sobre a nova classificação das SMD, atualizada pela Organização Mundial de Saúde este ano. Posteriormente, foram abordadas as questões relacionadas com o diagnóstico morfológico das SMD. Por último, a Dr.ª Francesca Pierdomenico, hematologista no IPO de Lisboa, explorou as mutações nas SMD.

Vídeo

Partilhar

Publicações

Reunião Anual da SPH

 

 

Reunião Anual da SPH