A problemática da reutilização de Dispositivos Médicos de Uso Único vai estar em debate na reunião da AESOP

07/10/13

A Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses (AESOP) promove, pelo terceiro ano consecutivo, o encontro bi-anual dos enfermeiros gestores dos Blocos Operatórios. A problemática da reutilização de Dispositivos Médicos de Uso Único é um dos temas centrais da reunião.



Segundo a Direcção da AESOP "o reprocessamento dos dispositivos médicos é um verdadeiro atentado à saúde pública e exigimos a divulgação dos estudos de custo/benefício que fundamentam a decisão do Ministério da Saúde. Esta nossa reunião serve para discutir seriamente a segurança do doente dentro da sala de operações".


"Os dispositivos médicos invasivos, pelas suas características de desenho, fabrico e utilização no procedimento cirúrgico (são introduzidos no interior do corpo), são os que determinam riscos incontroláveis para os doentes", explica a AESOP.


O encontro conta ainda com a participação da Prof.ª Helena Marujo, da Faculdade de Psicologia Universidade de Lisboa, que fará uma palestra sobre a repercussão do bem-estar e da felicidade no trabalho do enfermeiro perioperatório: "Saúde e Felicidade: Razões da Urgência de Mudanças Positivas".

 

Partilhar

Publicações