Biotecnologia é a 5.ª área tecnológica com mais patentes em Portugal
14/05/2019 16:33:34
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Biotecnologia é a 5.ª área tecnológica com mais patentes em Portugal

Em Portugal, a Biotecnologia é a 5.ª área tecnológica com mais patentes, contrastando com o 15.º lugar que área tem na União Europeia. Os dados são do Estudo de Caracterização do Setor da Biotecnologia e foram apresentados no evento BIOMEET, no passado dia 7 de maio. 

Organizado pela P-BIO, Associação Portuguesa de Bioindústria, o BIOMEET juntou especialistas nacionais e internacionais nas instalações da Nova School of Business and Economics (NOVA SBE), em Carcavelos, onde vão ser partilhados os dados mais recentes sobre este setor que, em Portugal, conta atualmente com mais de 80 empresas que têm a biotecnologia como atividade primária.

A estas juntam-se ainda outras 100 empresas que desenvolvem biotecnologia como atividade secundária.

O estudo revela que, do total de empresas analisadas, 24% estão associadas a publicações de patentes: entre 2000 e 2019, foram submetidas por estas empresas um total de 369 patentes. Ao todo, 25% das empresas com registo de patentes são responsáveis por 80% das patentes registadas.

O setor registou um crescimento expressivo. A título de exemplo: entre 2011 e 2017 o crescimento de empresas com biotecnologia como atividade primária cresceu 102%, no mesmo intervalo de tempo o crescimento de emprego foi de 125%. 

“Este estudo demonstra que o setor da biotecnologia está muito mais maduro e a dar os seus frutos.

No entanto, o potencial de crescimento é enorme até chegar ao nível dos países líderes, como por exemplo a Dinamarca ou Holanda. 

A P-Bio continuará a apoiar as empresas  e a criar estes tipo de estudos para que as empresas e instituições portuguesas possam ter ferramentas para defender o investimento no nosso ecossistema,” afirma o Dr. Filipe Assoreira, presidente da P-Bio e organizador desta iniciativa.

Numa altura em que está a comemorar os seus 20 anos de atividade, a P-Bio volta a realizar o BIOMEET, que dedicou a manhã do BIOMEET à temática dos medicamentos órfãos e ao balanço dos seus últimos anos em Portugal, uma sessão que ainda contou com a apresentação do “Livro Branco dos Medicamentos Órfãos”.