Lançado programa de aceleração para projetos de investigação clínica desenvolvidos em Portugal
09/05/2019 15:58:32
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Lançado programa de aceleração para projetos de investigação clínica desenvolvidos em Portugal

No âmbito do Science and Innovation Congress Switzerland-Portugal 2019, que decorreu em Lisboa nos últimos dias 2 e 3 de maio, a Novartis lançou o programa de aceleração SciCare. O projeto dirige-se à comunidade de investigadores com projetos em doenças autoimunes da pele e do sistema musculoesquelético, cérebro e neurodegeneração, cancro, coração e sistema circulatório, olho, pulmões e aparelho respiratório.

 

O SciCare – Novartis Health Science Accelerator – assume-se como um desafio para equipas de investigação que estejam a desenvolver compostos ou marcadores de diagnóstico promissores, que se encontrem atualmente em fases pré-clínicas, e que queiram participar neste programa de aceleração, desenhado para os apoiar na criação de um programa de desenvolvimento completo.

O programa é aberto a todas as unidades de investigação públicas e privadas com atividade em Portugal, incluindo, mas não limitando, instituições reconhecidas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) como Associate Laboratories, Collaborative Laboratories e R&D Units.

Serão selecionados oito projetos, cujas equipas terão oportunidade de participar num curso prático de imersão, durante uma semana, sobre desenvolvimento clínico, que combina seminários, coaching individual com especialistas clínicos e de peritos em temas específicos, dotando os participantes das ferramentas necessárias para desenvolverem um plano de estudo para o seu projeto de investigação.

Os participantes terão também a oportunidade de se desenvolverem em áreas como bioestatística e desenho de um ensaio, considerações éticas sobre a experimentação em animais e humanos, direitos de propriedade intelectual e parcerias e soluções de financiamento.

“Cumprindo a sua missão de reimaginar a Medicina e descobrir novas formas de melhorar e prolongar a vida das pessoas, a Novartis quer reforçar o seu compromisso com a investigação clínica em Portugal, fazendo parte, contribuindo ativamente e fomentando o que de melhor se faz no nosso país”, refere a Dr.ª Cristina Campos, diretora-geral da Novartis.

“O SciCare distingue-se pela oportunidade de imersão, contacto e acompanhamento das equipas, dotando-as de ferramentas que lhes permitam desenhar um plano de desenvolvimento completo. No fundo, facilitando a concretização do seu projeto em inovação que possa beneficiar a sociedade. Este é mais um exemplo da forma como a Novartis se posiciona, parceira na facilitação de informação, conhecimento e rede de influência, tão relevantes para a comunidade científica”, conclui.

As candidaturas ao SciCare – Novartis Health Science Accelerator – decorrem até setembro de 2019. Para mais informações, consulte www.novartis.pt.