Investigadores portugueses desenvolvem novos solventes naturais para o tratamento da tuberculose
15/04/2019 13:03:49
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Investigadores portugueses desenvolvem novos solventes naturais para o tratamento da tuberculose

O Grupo de Investigação Português Des.solve descobriram novos solventes naturais com potencial aplicação no tratamento da tuberculose. O tema será debatido no primeiro congresso da área dos sistemas eutéticos, em Portugal. Segundo a Direção-Geral de Saúde (DGS), a tuberculose registou uma diminuição de 40% de casos notificados em Portugal, nos últimos dez anos. 

 

Registos mais recentes referem que, até março de 2018, foram notificados 1741 casos de tuberculose referentes a 2017, dos quais 1607 eram novos casos. 

“A investigação na área dos sistemas eutéticos em Portugal tem vindo a desenvolver importantes avanços, em especial na Saúde. A descoberta da potencialidade de utilização destes compostos naturais é de grande importância, uma vez que podem contribuir para a contenção da tuberculose simples, devido ao aumento da eficácia dos medicamentos que os solventes irão provocar”, afirma a Prof.ª Doutora Ana Rita Duarte, professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e chair da conferência.

Os DES são solventes de origem natural, que podem ser usados em vários processos, substituindo os tradicionais solventes tóxicos, com o objetivo de criar processos mais sustentáveis. Na área da Saúde, podem ser usados para sintetizar novos fármacos, uma vez que melhoram a farmacocinética dos princípios ativos.

É promissor o uso destes solventes em novos sistemas de administração de fármacos para tratamento da tuberculose, incorporando isoniazida, etambutol e L-arginina. Os estudos do grupo Des.solve demonstraram que aumentam a solubilidade e a biodisponibilidade dos princípios ativos quando incorporados no sistema eutéctico.

Os investigadores estão a promover o primeiro congresso na área dos sistemas eutéticos, em Portugal, a decorrer entre os dias 24 a 27 de junho, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, em Campolide.

As inscrições para o congresso, deverão ser realizadas através do link