Investigadores estudam sistema inovador de avaliação do risco e prevenção de quedas

27/03/19
Investigadores estudam sistema inovador de avaliação do risco e prevenção de quedas

O FallSensing é um um inovador sistema de avaliação do risco de queda, capaz de implementar planos de exercícios personalizados para prevenção de quedas, dando biofeedback durante a realização de exercícios, o que permite uma aprendizagem mais rápida por parte do participante, assim como um melhor treino por parte do fisioterapeuta. O sistema está a ser desenvolvido no Departamento de Fisioterapia da Escola Superior de Tecnologias da Saúde, no Instituto Politécnico de Coimbra, em parceria com a Sensing Future Tecnhologies e a Fraunhofer Portugal.

Com uma tecnologia simples, adaptada a diferentes casos, o sistema baseia-se na recolha e análise de dados durante a avaliação do risco de queda ou exercícios de prevenção de quedas, os quais são guardados numa plataforma de registo clínico e com acesso através de um portal onde os profissionais de Saúde e cuidadores poderão consultar a evolução dos utentes e criar planos de intervenção personalizados.

O projeto inclui também um sistema de recomendação automática de planos personalizados de exercícios para prevenção de quedas com vista a potenciar uma contínua adaptação dos programas à evolução de cada pessoa.

“As quedas são um dos problemas de Saúde mais comuns nos adultos mais velhos, representam mais de 50% das hospitalizações por lesões neste grupo etário, e são consideradas uma das principais causas de perda de independência e institucionalização. As quedas têm uma origem multifatorial, no entanto, a maioria dos fatores de risco de queda é modificável”, esclarece a Profª. Doutora Anabela Correia Martins, uma das responsáveis pelo projeto.

 

Partilhar

Publicações