Petição “Salvar as Farmácias, Cumprir o SNS”: ANF organiza seminário na Assembleia da República
15/03/2019 11:33:38
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Petição “Salvar as Farmácias, Cumprir o SNS”: ANF organiza seminário na Assembleia da República

O Seminário “Salvar as Farmácias, Cumprir o SNS” decorre no dia 20 de março, na Assembleia da República (AR). A organização é da Associação Nacional das Farmácias (ANF) e tem o apoio da AR. 

O evento tem como objetivo promover o debate sobre o contributo das farmácia para o sistema de saúde e a coesão territorial. O programa inclui uma conferência sobre o tema, a cargo do Prof. Doutor Miguel Gouveia, da Universidade Católica Portuguesa. Prossegue com um painel de debate, com a participação do Dr. João Dias (deputado do PCP), Dr. António Sales (deputado do PS), Dr.ª Fátima Ramos (deputada do PSD), Dr. Jorge Falcato (deputado do BE) e representante dos grupo parlamentar do CDS-PP. 

Na sessão de abertura vão estar presentes o Dr. José Matos Rosa (presidente da Comissão de Saúde), o Dr. Paulo Cleto Duarte (presidente da ANF), o Dr. João Catarino (secretário de Estado da Valorização do Interior) e Dr. Francisco Ramos (secretário de Estado da Saúde). O encerramento está a cargo da Prof.ª Doutora Ana Paula Martins (bastonária da Ordem dos Farmacêuticos) e do Dr. Jorge Lacão (vice-presidente da AR). 

Este seminário constitui mais uma etapa na petição nacional “Salvar as Farmácias, Cumprir o SNS”, que arrancou a 11 de Fevereiro, Dia Mundial do Doente, e se prolonga até 30 de março.

Até à data de hoje, estima-se que mais de 100 mil cidadãos subscreveram a petição, onde se pode ler que "neste momento, 675 farmácias enfrentam processos de penhora e insolvência, o que corresponde a quase 25% da rede".

Os subscritores pedem à Assembleia da República medidas para que o direito à Saúde continue a ser igual em qualquer ponto do território.