Especialistas europeus reunidos para abordar a gestão da fenilcetonúria nas diferentes etapas de vida 
14/03/2019 16:41:54
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Especialistas europeus reunidos para abordar a gestão da fenilcetonúria nas diferentes etapas de vida 

No próximo dia 16 de março, o Vila Galé Hotel Coimbra acolhe o simpósio “Management of PKU During Life”, integrado no 15th International Symposium of the Portuguese Society for Metabolic Disorders. Promovido pela BioMarin, os especialistas reunidos vão centrar-se na discussão dos consensos e das guidelines europeias para o tratamento da fenilcetonúria (PKU) e na importância do controlo da doença ao longo da vida. 

 

"Estarão presentes no simpósio médicos de diferentes áreas de especialidade, para uma abordagem completa e multidisciplinar no tratamento da fenilcetonúria e a importância de melhorar as estratégias de tratamento e o impacto do controlo metabólico durante as várias fases de vida do doente", pode ler-se no comunicado divulgado à comunicação social. "Esta doença metabólica, incluída desde o início no rastreio neonatal em Portugal, exige um rigoroso controlo metabólico a longo prazo, por forma a prevenir uma deterioração neurológica, que se instala na ausência da implementação de um tratamento nutricional adequado", lê-se.

 

As severas restrições alimentares que caracterizam o tratamento pressupõem uma atenção redobrada sobre o estado nutricional destes doentes. Na Europa, constitui o erro inato do metabolismo dos aminoácidos mais frequente, com uma prevalência média de, aproximadamente, um por cada dez mil. No caso de Portugal, em 2004, verificava-se uma prevalência de um em cada 9.689.

 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019