Mais de 13 milhões de medicamentos apreendidos pela Europol em ação de combate ao tráfico
08/03/2019 15:42:21
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Mais de 13 milhões de medicamentos apreendidos pela Europol em ação de combate ao tráfico

Mais de 13 milhões de medicamentos avaliados em 165 milhões de euros foram apreendidos no âmbito da operação Mismed 2. A Europol, Serviço Europeu de Polícia, revela que esta ação policial visa combater o tráfico ilícito, sendo que envolve 16 países, incluindo Portugal. Liderada pelas forças policiais francesa (Gendarmerie Nationale) e finlandesa (Tulli), decorreu entre abril e outubro de 2018.

 

As redes traficaram medicamentos opiáceos, produtos farmacêuticos usados para o tratamento de doenças graves, como o cancro e problemas cardíacos, mas também drogas para aumentar o rendimento desportivo. No final, foram desmantelados 24 grupos ligados ao crime organizado.

Ao todo, foram detidas 435 pessoas e apreendidos objetos no valor de 168 milhões de euros, entre os quais 13 milhões de unidades e 1,8 toneladas de medicamentos, revela a Interpol. Ao todo, foram detidas 435 pessoas e apreendidos objetos no valor de 168 milhões de euros, entre os quais 13 milhões de unidades e 1,8 toneladas de medicamentos, revela a Interpol. 

Segundo a mesma entidade, o tráfico de medicamentos tem vindo a crescer nos últimos anos, verificando-se um aumento de grupos de crime organizado a operar nesta área.

 

Fonte: Público