Nova função da Tonic App permite melhorar diagnóstico e relação entre médico e doente

06/03/19
Nova função da Tonic App permite melhorar diagnóstico e relação entre médico e doente

A Medtronic, empresa especializada em tecnologia médica, e a Tonic App, start up portuguesa que desenvolveu uma aplicação móvel para conectar e informar os médicos, lançaram uma parceria para apoiar a decisão clínica e facilitar a referenciação de doentes dos cuidados primários para outras especialidades médicas em seis áreas terapêuticas. 

 

A campanha, que tem a duração de um ano, pretende disponibilizar conteúdos e ferramentas à comunidade médica através da Tonic App, ajudando-os a diagnosticar, a tratar e a referenciar os seus doentes de modo mais eficiente, permitindo aos médicos centrarem-se no essencial: a relação com o doente. 

A doença de Parkinson, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, esófago de Barrett, fraturas osteoporóticas e síncope são as áreas de foco desta parceria, que junta a maior empresa de dispositivos médicos à aplicação móvel exclusiva para médicos mais usada em Portugal. 

“Esta parceria traduz uma das prioridades da Medtronic: a melhoria dos cuidados de saúde em benefício do doente. Com este projeto de referenciação, que também vai aproximar a Medicina Geral e Familiar das outras especialidades médicas, pretendemos contribuir para uma melhor referenciação, o que consequentemente acelera o diagnóstico correto, o início do tratamento e reduz o tempo de evolução da doença, bem como o impacto da mesma na qualidade de vida dos doentes”, afirma o Dr. Luís Lopes Pereira, diretor-geral da Medtronic.

O projeto aposta em recursos distintos para facilitar o acesso ao conhecimento pelos médicos, incluindo árvores de apoio ao diagnóstico e tratamento, baseadas nas guidelines mais recentes em cada área, critérios e mapas de referenciação para doenças de difícil diagnóstico e/ou tratamento, vídeos de especialistas reconhecidos sobre as técnicas mais recentes e também fóruns de discussão de casos clínicos entre médicos nacionais e internacionais.

“A parceria com a Medtronic vai apoiar sobretudo os médicos de família (mas não só) que já representam 26% do total de utilizadores da aplicação e 43% de todos estes especialistas em Portugal. A Medtronic permite assim à Tonic App dar acesso a recursos aos seus utilizadores médicos que de outro modo não teríamos capacidade para disponibilizar”, explica a Dr.ª Daniela Seixas, médica e CEO da Tonic App.

A Tonic App disponibiliza informação tratada de forma independente por uma equipa especializada, baseada em fontes científicas e de entidades oficiais, o que transmite credibilidade e entrega valor aos médicos. 
Chega atualmente a mais de 22% dos médicos portugueses, tem percorrido um caminho pautado por um rápido crescimento.

Venceu em 2018 o segundo prémio da competição de apps médicas da MEDICA, a maior feira de saúde do mundo, foi nomeada pela revista Forbes como uma das 60 startups lideradas por mulheres que estão “a agitar a tecnologia pelo globo”, e expandiu-se recentemente para Espanha, França e Reino Unido.

Partilhar

Publicações