Centro Hospitalar Universitário do Porto pioneiro a utilizar sistema inovador para a cirurgia da aorta

24/01/19
Centro Hospitalar Universitário do Porto pioneiro a utilizar sistema inovador para a cirurgia da aorta

O Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP) realizou hoje, dia 24 de janeiro, pela primeira vez em Portugal, um procedimento com o recurso ao sistema Valiant Navion. Este método consiste numa endoprótese torácica utilizada para tratar uma condição potencialmente fatal, conhecida como doença da aorta torácica. 

A cirurgia foi efetuada no Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular, dirigido pelo Prof. Doutor Rui Almeida, num doente com úlcera penetrante da aorta e foi liderada pelo Prof. Doutor Rui Machado, professor e cirurgião vascular responsável pela área de endovascular do Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular do CHUP, com a colaboração da Dr.ª Joana Martins, cirurgiã do mesmo centro hospitalar.

“O CHUP tem o compromisso de disponibilizar a tecnologia minimamente invasiva mais avançada para dar resposta às necessidades dos nossos doentes com doença da aorta torácica. A realização desta cirurgia é um exemplo desse compromisso”, refere o Prof. Doutor Rui Machado.

“O doente está a recuperar bem do procedimento e estamos satisfeitos por podermos contar com este novo dispositivo - o sistema Valiant Navion - em futuros procedimentos”, pode ler-se ainda no comunicado divulgado à comunicação social.

O novo dispositivo para tratar a doença torácica da aorta dá aos médicos a possibilidade de tratar mais doentes com uma abordagem minimamente invasiva.

“Devido ao seu perfil mais baixo, o sistema de endoprótese Valiant Navion pode ser utilizado para tratar doentes com vasos sanguíneos mais pequenos e tortuosos, de uma forma menos invasiva. Anteriormente, era um desafio tratar doentes com estas características e com este tipo de procedimento, incluindo muitos doentes do sexo feminino”, sublinha o cirurgião vascular do CHUP.

O sistema de endoprótese Valiant Navion é utilizado para reparar de forma minimamente invasiva todas as lesões da aorta torácica descendente. Essa indicação abrange uma ampla categoria de condições da aorta torácica, incluindo aneurismas, dissecções e lesão aórtica traumática contundente.

O sistema Valiant Navion é um produto da Medtronic plc e recebeu aprovação de marca CE em novembro de 2018.

Partilhar

Publicações