Eleições na Ordem dos Farmacêuticos para triénio 2019-2021 marcadas para fevereiro

07/01/19
Eleições na Ordem dos Farmacêuticos para triénio 2019-2021 marcadas para fevereiro

É já no próximo dia 9 de fevereiro que vão ser eleitos os órgãos nacionais, regionais e colégios de especialidade da Ordem dos Farmacêuticos (OF), para o triénio 2019-2021. De entre as candidaturas, cujo prazo terminou no último dia 20 de dezembro, destaca-se a recandidatura da Prof.ª Doutora Ana Paula Martins ao cargo de bastonária, encabeçando a única lista candidata aos órgãos nacionais da OF.

 

A nível regional, apenas a Secção Regional do Norte apresenta duas listas candidatas, lideradas pelos Dr.s José Luís Nicolau (Lista C) e Franklim Marques (Lista D); no centro, a única lista candidata aos órgãos desta Secção Regional é encabeçada pela Dr.ª Anabela Mascarenhas (Lista B); enquanto na Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas, o Dr. Luís Lourenço lidera também a única lista candidata (Lista E), onde estão ainda incluídos os candidatos a Delegados Regionais dos Açores e da Madeira – Dr.ª Ana Margarida Martins e Dr. Tiago Magro, respetivamente.

Nas seis áreas de especialização conferidas pela OF, apenas no Conselho do Colégio de Especialidade de Farmácia Hospitalar se registam duas listas candidatas, lideradas pelas Dr.ªs  Paula Campos (Lista I) e Patrocínia Rocha (Lista J). Nas especialidades de Análises Cínicas e de Genética Humana, Assuntos Regulamentares e Indústria Farmacêutica, os atuais presidentes – Dr.s Rui Pinto (Lista F), Pedro Freitas (Lista G) e Nuno Moreira (Lista L), respetivamente – assumem a recandidatura. Também o Conselho do Colégio de Especialidade de Farmácia Comunitária regista uma única lista candidata, liderada pela Dr.ª Carolina Mosca (Lista H). 

Com um universo total de 12.917 eleitores, o sufrágio tem início algumas semanas antes, a partir de 14 de janeiro, altura em que os farmacêuticos começam a receber os boletins para votação por correspondência, e em que se procede também à abertura da plataforma para votação eletrónica. A votação presencial fica reservada para o dia 9 de fevereiro, nas mesas de voto situadas em cada uma das Secções e Delegações Regionais da OF. As urnas vão estar abertas entre as 10h00 e as 18h00 desse dia.

“Temos fundadas expetativas numa participação massiva dos farmacêuticos portugueses neste ato eleitoral. A OF fez um importante esforço para que todos os seus membros possam exercer o seu direito de voto”, revela o presidente da Mesa da Assembleia Geral da OF, Prof. Doutor Jorge Nunes de Oliveira, por inerência também presidente da Comissão Eleitoral Nacional.

“A introdução do voto eletrónico elimina barreiras geográficas e temporais que possam impedir os colegas de fazer as suas escolhas”, acrescenta o responsável da OF.

 

Partilhar

Publicações