Cascais promove campanha de sensibilização na Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites
10/12/2018 12:27:27
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Cascais promove campanha de sensibilização na Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites

A Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites, uma iniciativa criada em 2013 pelo HIV in Europe, decorreu entre 23 e 30 de novembro. No mesmo dia de arranque da ação, o Consórcio de Cascais deu início a uma campanha generalista no âmbito do rastreio, dirigida aos munícipes de Cascais, com o objetivo de aumentar o conhecimento a todos sobre o que de mais avançado se conhece no âmbito das terapêuticas do VIH e da hepatite C.

No site oficial da campanha qualquer pessoa tem acesso imediato aos locais onde atualmente poderá ser realizado o teste rápido ou de laboratório em Cascais, tendo sido também divulgada uma página de Facebook no âmbito desta campanha.

Cascais, um município que está na Via Rápida para Acabar com a Epidemia VIH e SIDA e eliminar a Hepatite C até 2030, cumpriu um dos objetivos deste Consórcio, assegurando a governação integrada e colaborativa, induzindo uma estratégia local em torno do diagnóstico precoce destas infeções.

A iniciativa contou com a participação dos apoiantes institucionais e patrocinadores do Consórcio de Cascais e surge no seguimento da Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites e do Dia Mundial de Luta Contra a SIDA.

A campanha contou, ainda, com o apoio institucional da empresa pública Infraestruturas de Portugal, que disponibilizou a rede de mupis da linha de comboio Cascais/Lisboa de 12 a 26 de dezembro.