APIFARMA esclarece decisão de inclusão de novas vacinas no PNV
04/12/2018 11:58:57
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
APIFARMA esclarece decisão de inclusão de novas vacinas no PNV

Num momento em que existe um ruído gerado na opinião pública em torno das vacinas e do Programa Nacional de Vacinação (PNV), a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA) esclarece algumas dúvidas associadas ao tema. Em comunicado enviado à comunicação social, a APIFARMA recusa “qualquer insinuação de exercer pressão junto da Assembleia da República para a inclusão de vacinas no PNV”.

 

O comunicado surge no seguimento da decisão da inclusão das vacinas contra a meningite B, o rotavírus e o vírus do papiloma humano (HPV) para os rapazes no PNV. De acordo com a APIFARMA, estas já “estão disponíveis à população, em Portugal e na Europa, em resultado de aprovação pelas entidades competentes e mediante prescrição médica”.

Além disso, “a APIFARMA destaca a importância da imunização e os benefícios das vacinas, nomeadamente o seu contributo para a Saúde Pública, e espera que o ruído gerado em torno deste caso não coloque em causa a perceção e o reconhecimento que a população portuguesa tem do valor da vacinação”.

“Reiteramos que somos completamente alheios a qualquer iniciativa legislativa que os Senhores Deputados entenderam tomar sobre esta matéria”, conclui o comunicado da APIFARMA.