Criado biobanco de colheitas biológicas disponível para investigações futuras
04/12/2018 11:50:23
Criado biobanco de colheitas biológicas disponível para investigações futuras

Uma equipa de investigadores do grupo EpiDoC do Centro de Estudos de Doenças Crónicas (CEDOC-NMS|FCM) publicou recentemente um artigo na revista International Journal of Epidemiology, que reúne toda a informação de saúde relativa um grupo alargado de adultos residentes em Portugal que foi seguido durante um período de cinco anos. Este artigo descreve, não só a estrutura do trabalho, mas também detalha a constituição da totalidade de informação recolhida (informação clínica e colheitas biológicas) que está agora disponível a todos os investigadores que a queiram usar para a sua própria investigação.

Os investigadores desenharam um estudo que seguiu uma amostra representativa da população adulta portuguesa durante cinco anos, para responder a várias perguntas relativas à sua saúde em vários âmbitos, como doenças crónicas (reumáticas, cardíacas, alérgicas, saúde mental), estilos de vida e indicadores de procura de cuidados de saúde.

Para elaborar o projeto, os investigadores usaram uma população que foi avaliada num primeiro estudo Epidemiológico das Doenças Reumáticas em Portugal, que decorreu entre 2011-2013 (EpiDoC I - EpiReuma Pt), à qual se seguiram duas rondas de avaliação prospetiva (EpiDoC II 2013-2015 e EpiDoC III 2015-2016).

Este estudo permitiu agora criar um biobanco de amostras biológicas (amostras DNA, soro e sangue total), que, não só se caracteriza pela sua grande dimensão (3664 amostras), como tem uma combinação de informação clínica das mesmas pessoas ao longo destes anos, permitindo um acompanhamento e continuidade de dados.

Este biobanco, assim como os dados deste estudo, estão disponíveis para servir de apoio a novas investigações, quer da NMS|FCM, quer de outras instituições. Para aceder à informação, basta submeter um projeto através do preenchimento de um formulário próprio disponível em http://cedoc.unl.pt/epidoc-unit/.

As propostas para futuros estudos e colaborações para acesso a dados e amostras biológicas são posteriormente avaliadas por uma comissão científica da EpiDoC.

Esta coorte destaca-se a nível nacional pelo elevado rigor na sua execução, pela riqueza e quantidade de dados recolhidos e pela maior cobertura a nível nacional conhecida. Os investigadores publicaram este artigo para descrever a coorte de base populacional e para que esteja disponível e sirva de apoio a outras investigações futuras que possam usufruir da informação recolhida (clínica e fisiológica).