Colóquio promove debate sobre novas perspetivas em Economia Social e Mutualismo na Saúde
30/11/2018 16:07:04
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Colóquio promove debate sobre novas perspetivas em Economia Social e Mutualismo na Saúde

A "Beneficência Familiar - Associação de Socorros Mútuos" e a "Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP)" promovem o debate subordinado ao tema “Mutualismo na Saúde”, a decorrer no próximo dia 3 de dezembro, às 18h00, no Grémio Literário, em Lisboa. A iniciativa visa destacar a importância das organizações, dos projetos e das atividades mutualistas para a promoção do bem comum e do desenvolvimento humano, na articulação com a área da saúde e, especificamente, na luta contra as doenças crónicas não transmissíveis, das quais a diabetes é uma das mais complexas.

 

Neste Colóquio, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), enquanto única organização portuguesa membro consultivo da Organização das Nações Unidas (ONU), destacará a importância de Portugal na partilha do conhecimento e das experiências, de forma a minimizar o impacto negativo deste tipo de doenças para as famílias, comunidades e a economia.

Será também partilhada, não só a importância das associações mutualistas para o papel na criação de valor social a partir de formas inovadoras que permitam encontrar respostas aos problemas sociais em contexto de escassez de recursos, mas também a sua articulação com os objetivos do milénio para o desenvolvimento sustentável.

O desenvolvimento do mutualismo como resposta às necessidades de proteção social, da promoção do desenvolvimento humano e da educação para a cidadania são ainda pontos de reflexão do encontro. É através da inovação à abordagem social que se encontra a capacidade de resposta, através do mútuo socorro, à proteção da saúde, servindo as pessoas e protegendo-as perante os riscos sociais inerentes à vida humana, em particular, em domínios tão relevantes como o da saúde e apoio à doença. 

O Colóquio conta com a participação do Dr.  José Boavida, presidente da APDP, do Dr. Carlos Jorge, presidente da Beneficência Familiar, Luìza Palma, coordenadora-geral para Lisboa da Mutualista A Beneficência Familiar, e do Dr. Luís Pereira, diretor-geral da Medtronic em Portugal e membro da direção do Healthcluster Portugal.

04 Programa email 73237