Especialistas são desafiados a (re)pensar os Cuidados Intensivos Cardíacos em Portugal
Especialistas são desafiados a (re)pensar os Cuidados Intensivos Cardíacos em Portugal

O Grupo de Estudo de Cuidados Intensivos Cardíacos (GECIC) da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) vai realizar a sua reunião anual nos dias 9 e 10 de novembro, no VIP Executive Art’s Hotel, em Lisboa. O tema do evento, presidido pela Dr.ª Sílvia Monteiro, é “Call to action: (re)pensar os Cuidados Intensivos Cardíacos em Portugal”, uma vez que o Grupo defende que se vive atualmente uma época de novas oportunidades e desafios nesta área da Cardiologia.

 

No dia 9 de novembro, vão decorrer dois cursos pré-congresso, dedicados aos “Acessos Vasculares Ecoguiados” e “Suporte Circulatório Mecânico,” seguidos de um update na área do STEMI e choque cardiogénico, terminando com um jantar de trabalho - Showcooking de cozinha saudável.

Os colegas mais jovens não foram esquecidos nesta reunião, com o início da manhã de dia 10 dedicado a discutir temas fundamentais na formação e o core curriculum. Em simultâneo, decorrerá mais uma reunião do Registo Nacional de Síndromes Coronárias Agudas, onde será lançada uma nova plataforma nacional de colaboração científica.

O resto da manhã será ocupado com um amplo debate sobre o futuro dos Cuidados Intensivos Cardíacos em Portugal, incluindo a definição de modelos de organização, colaboração entre centros, formação e aquisição de competências.

Depois de um almoço de trabalho, será lançado um olhar sobre os novos avanços na área da imagem, fármacos, revascularização e dispositivos, fechando com uma conferência ministrada pelo presidente da SPC, Prof. Doutor João Morais.

Para além do programa científico, haverá ainda espaço para a apresentação de trabalhos originais, com prémios para os melhores jovens investigadores nesta área.

Consulte aqui o programa da reunião.