Candidaturas para o maior prémio de investigação português na área da Nefrologia terminam em dezembro
Candidaturas para o maior prémio de investigação português na área da Nefrologia terminam em dezembro

A Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) e a Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN) estão a promover o maior prémio de investigação, em Portugal, na área da Nefrologia. As candidaturas para o galardão no valor de 10 mil euros decorrem até ao próximo dia 31 de dezembro.

Num comunicado divulgado à comunicação social, o presidente da ANADIAL, Jaime Tavares, “este prémio pretende incentivar à realização de trabalhos científicos que permitam estudar e diminuir a elevada incidência de doentes com insuficiência renal crónica em Portugal, sobretudo nos estádios mais avançados, e por outro lado, colmatar a ausência de investigações clínicas e estudos epidemiológicos nesta área”.

“Esperamos que este prémio, o maior na área da Nefrologia, consiga estimular a investigação científica e distinguir os investigadores portugueses que estão dedicados a encontrar resposta para os problemas que enfrentamos atualmente, com o aumento de doentes diagnosticados com insuficiência renal crónica”, refere o Dr. Aníbal Ferreira, presidente da SPN.

O Prémio ANADIAL-SPN de atribuição anual, visa promover a realização de estudos clínicos e avaliações epidemiológicas na área da investigação em insuficiência renal cronica, com particular relevância para a identificação de fatores de risco e intervenções preventivas da evolução da doença renal crónica. O prémio será formalmente apresentado em cerimónia pública, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Rim, em 2019.

Consulte aqui o regulamento do Prémio ANADIAL-SPN.