II Workshop de Vacinas no Viajante: programa provisório já está disponível
II Workshop de Vacinas no Viajante: programa provisório já está disponível

A Cidade Invicta foi o local escolhido para receber o II Workshop de Vacinas no Viajante, a decorrer durante os próximos dias 23 e 24 de novembro, na Alfândega do Porto. A relação entre os destinos de viagem e as vacinas, o Programa Nacional de Vacinação (PNV) e as vacinas orais e do aparelho respiratório são os principais temas em destaque. As inscrições são limitadas, estando abertas até ao dia 20 deste mês.

 

“Vacinas e viagens – como decidir?”, “Vacinas do PNV – estamos protegidos? Exemplo do sarampo”, “Vacinas orais (polio, cólera, febre tifóide), “Que destinos? Que vacinas? O exemplo de encefalite por picada de carraça” e “Vacinas para viajantes com patologia respiratória ou para destinos de risco (pneumocócicas, gripe, BCG, pertússis)” são alguns dos temas previstos no programa do encontro.

Como novidade, esta segunda edição coloca um especial enfoque na relevância da relação entre vacinas e comunicação, justificando-se a sua pertinência pelo facto de muitas pessoas não tomam as vacinas necessárias quando viajam para determinados locais por não saberem da existência das mesmas.

Desta forma, vai decorrer um painel de discussão sobre esta temática, que vai promover o debate entre um agente de viagens, um farmacêutico, um enfermeiro, um jornalista e um representante de especialidades médicas. Esta sessão vai ter lugar no segundo e último dia do evento.

Para além do Prof. Doutor Jorge Atouguia, presidente da direção da Sociedade Portuguesa de Medicina do Viajante (SPMV), fazem parte da Comissão Organizadora do Workshop as Dr.ªs Cândida Abreu, Delfina Antunes, Nélia Pereira e Gabriela Saldanha e os Drs. André Silva, André Santos Silva e Dinarte Nuno Viveiros.

“O que pretendemos neste segundo workshop é manter o espírito que tivemos no primeiro”, confessa o Prof. Doutor Jorge Atouguia.

Para mais informações, consulte o pdfprograma provisório do evento.