Candidaturas abertas para a Bolsa de Investigação em Doença Cerebral Vascular
04/10/2018 13:10:32
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Candidaturas abertas para a Bolsa de Investigação em Doença Cerebral Vascular

A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) anunciou a abertura do período de candidaturas à Bolsa de Investigação em Doença Cerebral Vascular. Os interessados têm até ao dia 5 de janeiro para realizar o procedimento de submissão.

De periocidade anual, a bolsa destina-se a financiar, parcial ou totalmente, o melhor projeto de investigação científica nesta área de estudo, atribuindo o montante de cinco mil euros ao trabalho vencedor.

Segundo o regulamento do concurso, os projetos terão uma duração máxima de dois anos iniciada no momento de atribuição da bolsa e terminada no momento em que seja entregue o relatório final em formato de artigo científico. Apenas serão admitidos projetos de trabalhos científicos a serem realizados, pelos menos parcialmente, em instituições portuguesas.

O presidente da direção da SPAVC, Prof. Doutor José Castro Lopes, explica que, na avaliação dos trabalhos, “o júri terá em conta o interesse da candidatura, bem como o mérito científico dos candidatos e instituições participantes, de acordo com uma grelha de avaliação com critérios bem definidos pela SPAVC”. Após divulgação da atribuição da bolsa, completa o especialista, “a direção da SPAVC constitui-se em comissão de acompanhamento do trabalho, zelando pelo seu cumprimento de acordo com o projeto inicialmente apresentado”.

O regulamento avança ainda que os resultados finais do projeto deverão ser apresentados em reuniões da SPAVC e publicados, no prazo de dois anos, em revista nacional ou internacional de reconhecido mérito científico.

Incentivando a apresentação de candidaturas, o Prof. Castro Lopes refere que “a investigação nesta área é extremamente necessária, uma vez que o acidente vascular cerebral (AVC) é a primeira causa de morte e invalidez de Portugal”, destacando ainda o papel da valorização científica na internacionalização dos trabalhos nacionais.

As candidaturas devem-se fazer acompanhar de um descritivo pormenorizado do trabalho a realizar, enviadas por via eletrónica à direção da SPAVC através do endereço dir@spavc.org, em formulário disponível no website da SPAVC.

O vencedor da Bolsa será anunciado na sessão de encerramento do 13.º Congresso Português do AVC, agendado para os dias 31 de janeiro e 1 e 2 de fevereiro de 2019, no Porto.