APIC assinala Dia Internacional do Idoso com encontro sobre estenose aórtica inserido na campanha “Corações de Amanhã”
27/09/2018 15:33:22
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
APIC assinala Dia Internacional do Idoso com encontro sobre estenose aórtica inserido na campanha “Corações de Amanhã”

No âmbito do Dia Internacional do Idoso e da campanha “Corações de Amanhã”, a Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) vai promover o primeiro encontro sobre estenose aórtica, uma doença que afeta um em cada 15 portugueses acima dos 70 anos. A iniciativa vai decorrer no próximo dia 1 de outubro, pelas 10h00, na Biblioteca Nacional de Portugal.

 

"O primeiro estudo português sobre esta doença indicou-nos que cerca de 82% das pessoas com mais de 70 anos nunca tinha ouvido falar de estenose aórtica, nem de como esta se manifesta. Desta forma, torna-se imprescindível promover um maior conhecimento sobre a doença junto da população, contribuindo para o reforço do reconhecimento dos seus sintomas (cansaço, dor no peito, desmaios) e importância do diagnóstico precoce”, refere o Dr. Rui Campante Teles, coordenador da campanha “Corações de Amanhã”.

“Com este evento pretendemos, além de sensibilizar as pessoas para a doença, promover a partilha de testemunhos entre doentes, incentivando à interajuda”, acrescenta o cardiologista.

A campanha “Corações de Amanhã”, que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República, tem como objetivos aumentar o conhecimento e a compreensão sobre estenose aórtica, promovendo o seu diagnóstico e tratamento precoce.

Programa da iniciativa

09h30  –  Café de Boas Vindas

10h00  –  O Coração Sénior – Reconhecer sinais de alerta

10h20  –  Estenose aórtica, qual o diagnóstico e tratamento

11h00  –  Espaço tertúlia: partilha de experiências, perguntas e respostas

12h00  –  Encerramento

 

Para mais informações sobre a campanha e inscrições, gratuitas, na iniciativa enviar email para geral@coracoesdeamanha.pt ou ligar 215862207.

Consulte aqui mais informações sobre a APIC.