III Patient Day da Merck com foco nos “Cuidadores Informais: Heróis que também merecem apoio”
14/09/2018 18:29:57
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
III Patient Day da Merck com foco nos “Cuidadores Informais: Heróis que também merecem apoio”

O III Patient Day decorreu nesta sexta-feira, dia 14 de setembro, no Museu do Oriente, sob o mote “Cuidadores Informais: Heróis que também merecem apoio”. Este é um evento realizado anualmente com o apoio da Merck, que este ano assinala os seus 350 anos, sendo dirigido a associações de doentes. Percorra a galeria e veja os melhores momentos do encontro.

 

Como principal objetivo, o Patient Day visa apoiar a capacitação destas associações em Portugal, através da promoção da partilha de experiências e de best practices, úteis ao trabalho que desenvolvem junto dos doentes e dos seus familiares.

Para tal, o painel de oradores debateu a importância dos cuidados informais no apoio aos doentes em Portugal, a evolução e os principais desafios para o futuro, além da perspetiva do papel dos cuidadores em contexto internacional.

“O tema dos cuidadores informais é de grande importância e tem sido bastante abordado, tanto na esfera pública como política, pelo que é com orgulho que, através do Patient Day, criamos um palco onde associações de doentes possam partilhar experiências e case studies e possam debater o futuro do papel do cuidador informal para que em conjunto definam estratégias de atuação que permitam às associações prestar o melhor apoio aos doentes e familiares de doentes em Portugal”, afirma o Dr. Pedro Moura, Managing Director da Merck Portugal.

De acordo com um estudo publicado pela Entidade Reguladora da Saúde, Portugal é o país da Europa com maior taxa de cuidadores informais. A EuroCarers estima ainda que existam 827 mil não remunerados que cuidam de pessoas dependentes de si.