Farmácias e parafarmácias vão vender testes para autodiagnóstico de VIH/SIDA e hepatites B e C

14/09/18
Farmácias e parafarmácias vão vender testes para autodiagnóstico de VIH/SIDA e hepatites B e C

Acaba de ser aprovada pelo Governo a venda de testes para o autodiagnóstico das infeções por vírus VIH/SIDA e hepatites B e C nas farmácias e parafarmácias, dispensando receita médica. Esta é uma previsão presente no decreto-lei aprovado em Conselho de Ministros, nesta quinta-feira, dia 13 de setembro, que deverá entrar em vigor após a publicação do diploma em Diário da República.

 

De acordo com o comunicado divulgado à comunicação social, citado pelo Público, este tipo de dispositivos oferece, atualmente, maiores garantias de fiabilidade relativas aos resultados quanto à sua “sensibilidade e especificidade”.

O que não ficou ainda definido foi o valor monetário pelo qual estes testes podem ser adquiridos.

Como principal objetivo, pretende-se “transformar Portugal num país sem infeção epidémica” do vírus VIH/SIDA até ao ano de 2030. Para tal, aposta-se na promoção da “deteção precoce dos casos” e da diminuição da proporção dos diagnósticos tardios, quebrando o ciclo de transmissões.

A decisão alinha-se com o que já é praticado em diversos países, nomeadamente Espanha, França, Bélgica e Itália, tendo por base as recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Fonte: Público

 

Partilhar

Publicações