APCA assinala 20 anos com cerimónia de homenagem às personalidades que mais se destacaram em Portugal
14/09/2018 12:21:32
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
APCA assinala 20 anos com cerimónia de homenagem às personalidades que mais se destacaram em Portugal

Com o intuito homenagear as personalidades que mais se destacaram nos últimos 20 anos na área da cirurgia de ambulatório em Portugal, a Associação Portuguesa de Cirurgia Ambulatória (APCA) vai organizar uma sessão comemorativa. A iniciativa decorre já amanhã, 15 de setembro, pelas 14h30, nas instalações da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, no Porto. Presente no evento vai estar o Dr. Fernando Araújo, secretário de Estado adjunto e da Saúde.

 

Este ano, o grande marco da cirurgia de ambulatório passou pela criação, em decreto-lei e por parte do Ministério da Saúde, de um Grupo de Trabalho para o Acompanhamento do Desenvolvimento da Cirurgia de Ambulatório (GTADCA), coordenado pela própria APCA.

A decisão justificou-se pela vontade de fazer uma avaliação retrospetiva dos últimos 10 anos e identificar as áreas de intervenção prioritárias.

Esse desenvolvimento regista-se como positivo, sendo que o fator de sucesso e desenvolvimento tem sido a sua característica multidisciplinar, uma vez que envolve diferentes grupos profissionais. Além disso, tem-se verificado uma garantia de segurança e elevados índices de qualidade no tratamento dos doentes.

A APCA foi criada em setembro de 1998 e tem o estatuto de utilidade pública. Como principal objetivo visa promover a cirurgia de ambulatório a nível nacional, contribuindo para o seu crescimento e a sua implementação.

Para mais informações, consulte o site oficial da instituição.