Sanofi e Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica assinam parceria em prol da investigação
14/08/2018 10:07:04
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Sanofi e Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica assinam parceria em prol da investigação

A Sanofi assinou recentemente um acordo de parceria com o Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET), em Oeiras, no valor de dois milhões de euros, para estabelecimento de um laboratório satélite Sanofi. Desde o dia 1 de agosto, e durante dois anos, que estão a ser desenvolvidas duas linhas de investigação nestas instalações.

Esta parceria representa um laboratório de uso exclusivo da Sanofi, com uma equipa dedicada de dois investigadores e o apoio de um terceiro, que irão liderar dois projetos de investigação, um na linha da purificação e caracterização de anticorpos, outro dedicado à seleção das melhores condições de processo para produção dos anticorpos de interesse.

Num comunicado divulgado à comunicação social, o diretor-geral da Sanofi Portugal, Dr. Francisco del Val, refere que esta parceria pretende “fazer avançar a ciência e trazer valor para Portugal, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento”. “Não é fácil atrair este tipo de investimento para Portugal, pelo que é com orgulho que constatamos que conseguimos concretizar o projeto”, acrescenta.

Também a CEO do iBET, Dr.ª da Para Paula Alves, considera que “este acordo representa mais um avanço no desenvolvimento de valor a trazer para a economia portuguesa, através da ligação entre a investigação e a indústria, vamos tentar desenvolver soluções de biotecnologia que representem evolução da investigação para o mundo”.

“Os acordos entre as empresas e instituições científicas servem para gerar riqueza para o país, criando emprego qualificado e reforçando a economia nacional. Com esta parceria, nós estamos a trabalhar para o desenvolvimento do país e para a reputação da investigação e dos investigadores nacionais”, afirma Manuel Carrondo, vice-presidente do iBET.

“Esta investigação vai ajudar o desenvolvimento do pipeline de investigação da Sanofi, ao garantir que os produtos têm a qualidade necessária para a aplicação clínica. Simultaneamente, vai ajudar a optimizar o processo de investigação dos produtos, ao encurtar o tempo necessário na linha principal de investigação”, esclarece ainda a Dr.ª Patricia Alves, coordenadora do laboratório Sanofi do iBET.

Nos últimos três anos a Sanofi em Portugal triplicou a atração de investigação para Portugal, passando de oito ensaios clínicos em 2015 para 18 em 2018, uma evolução que foi acompanhada pelo crescimento da equipa.