Obesidade: patologia contribui para o aparecimento de diversos tipos de cancro
14/06/2018 15:31:05
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Obesidade: patologia contribui para o aparecimento de diversos tipos de cancro

A obesidade é cada vez mais um problema das sociedades atuais, estimando-se que “um em cada três adultos seja obeso” e que “metade da população feminina seja obesa em 2025”. Quem o afirma é a Dr.ª Maria Kyrgiou, que alerta para a importância de criar planos de ação que revertam esta realidade, uma vez que a patologia pode dar origem a outro tipo de complicações, como diversos tipos de cancro. Assista ao vídeo da entrevista.

 

“Os nossos estudos têm demonstrado que existe uma forte relação entre a obesidade e diversos tipos de cancro”, refere a especialista do Imperial College of London, acrescentando que os mais comuns são, entre outros, os do útero, dos ovários, da mama, do esófago, do cólon e do reto.

“A nossa pesquisa está mais perto de contribuir para as mulheres e os homens perderem peso. Não há dúvida de que, neste momento, é necessário existir uma campanha de Saúde Pública, com foco na educação sobre melhores hábitos alimentares, prática de exercício físico as morbilidades associadas à obesidade”, conclui a Dr.ª Maria Kyrgiou.

O tema foi tratado no Workshop para Jornalistas, realizado a 16 de maio, em Lisboa, no âmbito do Dia Nacional e Europeu da Obesidade. Para além da abordagem da obesidade enquanto patologia, o evento discutiu o impacto que esta representa no desenvolvimento de cancro.

 

Vídeo